Louvor n.º 310/2019

Data de publicação16 Julho 2019
SectionSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro

Louvor n.º 310/2019

Sumário: Louvor e concessão de medalha de ouro de serviços distintos ao Comando Distrital de Setúbal da Polícia de Segurança Pública.

Louvo, por proposta do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, o Comando Distrital de Setúbal da Polícia de Segurança Pública (PSP), pela sua exemplar dedicação na prevenção e repressão da criminalidade, na manutenção da ordem e da paz públicas ao serviço dos cidadãos, ao longo dos seus 92 anos de existência, constituindo-se como pilar fundamental do garante da democracia, da liberdade e da segurança do país.

O Comando Distrital de Setúbal tem presentemente à sua responsabilidade uma área densamente povoada e em franco crescimento económico, num total de mais de 190 km2, onde se inserem seis municípios e dezasseis freguesias, a que corresponde um universo de mais de meio milhão de pessoas residentes, a par de tantos outros milhares de pessoas que, atendendo à sua localização contígua com o distrito de Lisboa, a ela afluem para trabalhar, estudar ou visitar.

Decorrente de uma criteriosa gestão dos meios e valências ao seu dispor, a par do elevado profissionalismo do seu efetivo, tem o Comando Distrital de Setúbal assumido nos últimos anos a responsabilidade pela segurança pública de inúmeros eventos de natureza social, desportiva e cultural, muitos deles com impacto nacional e internacional.

É de salientar a sua relevante atuação na segurança das celebrações do Dia de Portugal, das Meias Maratonas de Setúbal e de Lisboa (com início na Ponte 25 de Abril), do evento Setúbal Capital Europeia do Desporto, da Volta a Portugal em Bicicleta, a par de inúmeros outros policiamentos de âmbito desportivo e cultural, com destaque para os jogos de futebol da 1.ª Liga, e ainda para as diversas festas concelhias que mobilizam milhares de visitantes, bem demonstrativos da sua capacidade de planear e executar múltiplas e complexas missões.

Tratando-se de um distrito de elevada concentração populacional e industrial e possuidor de uma multiculturalidade ímpar, o que traz a jusante problemas sociais, tornando mais latente a conflitualidade, este Comando destaca-se pela qualidade do trabalho diariamente realizado, seja no âmbito da prevenção seja no âmbito da investigação criminal, pelos seus profissionais junto da população, com uma enorme dedicação, zelo, e entrega ao serviço da segurança pública.

Num território que tem um grande número de zonas urbanas sensíveis à sua responsabilidade, locais onde a natureza e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT