Louvor n.º 157/2019

ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro
SectionSerie II
Data de publicação05 Abril 2019

Louvor n.º 157/2019

Por proposta do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, louvo o Teniente Coronel da Guardia Civil do Reino de Espanha, Dom José Romero Morgaz, atualmente a desempenhar funções na Intercención Central de Armas e Explosivos como Coordenador do Firearms National Focal Point e Driver da Prioridade do European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats (EMPACT) «Fight against illegal trafficking of firearms», pelo papel crucial e trabalho notável no desenvolvimento desta prioridade europeia, bem como no reforço da cooperação policial bilateral entre Portugal e Espanha, no domínio do tráfico ilegal de armas e da ação para reforço dos mecanismos de controlo destes objetos, através da profícua colaboração entre o Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Intercención Central de Armas e Explosivos da Guardia Civil.

No âmbito do projeto europeu referido, destacam-se os esforços para a melhoria da troca de informações entre Estados Membros em geral e entre as forças de segurança em particular, através da definição de Pontos Nacionais Focais para armas de fogo (Focal Points) procurando assim ganhos de eficácia e eficiência no intercâmbio de informações relevantes e que possam conduzir à descoberta dos autores de crimes, contribuindo deste modo para maior segurança aos cidadãos europeus.

Desenvolveu esforços muito significativos para a melhoria da compatibilidade dos sistemas de informação balística, promovendo a procura de uma solução para a integração da informação balística entre os Estados Membros. Na componente da cooperação Internacional, quer com os Países do Norte de África e Médio Oriente, quer com os países dos Balcãs e com outros países terceiros, a ação do Teniente Coronel José Romero tem sido notável, pois tem permitido a aproximação dos países da UE a esses Estados, sendo de destacar as ações, já desenvolvidas nomeadamente com a Jordânia, Líbano, Tunísia, Macedónia do Norte, Sérvia e Colômbia, nas quais a participação da PSP tem sido uma constante, quer nas missões de peritos, workshops e visitas de estudo, que muito tem contribuído para o prestígio de Portugal, e da PSP em particular, em matéria de controlo de armas e munições.

Merece também ser enaltecido o seu esforço em dotar os participantes do EMPACT FIREARMS com programas de formação específicos em armas de fogo e do desenvolvimento de ações operacionais e de apoio a investigações de tráfico ilícito de armas de fogo. Aqui...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT