Louvor n.º 456/2001, de 05 de Junho de 2001

Louvor n.º 456/2001. - Louvo o general António Eduardo Queiroz Martins Barrento, que terminou o seu tempo de serviço activo no cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército, pela forma exemplar, notável, competente e dedicada como ao longo de cerca de 45 anos de serviço efectivo desenvolveu uma excepcional e brilhante carreira militar.

As suas qualidades pessoais de inteligência e espírito prático, aliados a um inconformismo e permanente busca da racionalidade dos problemas e questões, foram a base da sua inabalável preocupação de bem servir, cuja capacidade de trabalho, incondicional disponibilidade e apurada noção do essencial formaram o elo perfeito para uma profícua carreira.

Senhor de grande dimensão ética, a sua personalidade vincada de devotado militar, esteve sempre presente quer em funções de estado-maior ou docência quer em acção de comando, cujos atributos e virtudes, de que se destaca a lealdade, a devoção do sentido do dever e da disciplina e o elevado sentido da responsabilidade caldearam uma intensa e diversificada carreira no desempenho de prestigiantes cargos no domínio militar.

Como oficial subalterno e capitão desempenhou funções em unidades de sua arma, no âmbito da instrução e de comando, sendo de destacar o seu empenhamento em funções de comando, nos teatros de operações de Moçambique, Angola e Timor, onde a sua competência profissional, o dinamismo e iniciativa na acção, a coragem e o sangue frio, a dedicação e o entusiasmo foram determinantes para o sucesso das suas missões, exemplo e incentivo para os seus subordinados.

Desempenhou, como oficial superior, várias funções de estado-maior e de docência, sendo de destacar as desenvolvidas no Estado-Maior do Exército e no Instituto de Altos Estudos, onde a sua capacidade de investigação, a forma peculiar de perspectivar os assuntos, a lucidez, coerência e ponderação e as suas distintas qualidades pedagógicas foram o timbre do seu trabalho e creditaram-no como um colaborador excepcional dos seus pares e superiores.

Nas funções de comando na Escola Prática de Cavalaria, atingiu níveis elevados na consecução dos objectivos desta unidade e da arma de cavalaria, onde demonstrou notável devoção ao serviço militar, capacidade inovadora e coragem moral, na introdução de novas metodologias e processos de ensino, acompanhando o clima de mudança que se vinha perspectivando.

Como oficial general, em cargos nacionais e internacionais, a sua prestação foi de excepcional qualidade, tendo...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT