Deliberação n.º 1808/2008, de 04 de Julho de 2008

Deliberaçáo n. 1808/2008

Ao abrigo do disposto na alínea e) do artigo 17., dos Estatutos da Universidade do Algarve, homologados pelo despacho n. 31/ME/89, de 8 de Março, com as alteraçóes constantes do Despacho Normativo n. 2/2001, de 11 de Dezembro de 2000, publicado no Diário da República de 12 de Janeiro de 2001, nomeadamente nos artigos 8. e 17., o Senado, através das Secçóes de Ensino Universitário e de Ensino Politécnico, em reuniáo do dia 5 de Dezembro de 2007, decidiu o constante no articulado que se segue:

  1. Criaçáo

    1 - A Universidade do Algarve, através da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais e Escola Superior de Tecnologia, confere o grau de mestre em Energias Renováveis e Gestáo de Energia e ministra o 2. ciclo de estudos a ele conducente.

    2 - O grau de mestre em Energias Renováveis e Gestáo de Energia, é conferido nas seguintes áreas de especializaçáo:

    -Tecnológica;

    - Avaliaçáo e Gestáo de Recursos.

  2. Objectivos do curso

    O curso de Mestrado em Energias Renováveis e Gestáo de Energia, tem como objectivo promover formaçáo avançada na Universidade do Algarve na área das Ciências da Engenharia, formando profissionais competentes cujo diploma os coloque em vantagem no processo de recrutamento das entidades empregadoras ou que lhes permita constituir a sua própria empresa em domínios inovadores.

  3. Organizaçáo e duraçáo do curso

    1 - O curso de mestrado em Energias Renováveis e Gestáo de Energia, adiante simplesmente designado por curso organiza -se em unidades de crédito, de acordo com o sistema europeu de transferência de créditos (ECTS).

    2 - O curso terá 120 ECTS, e tem a duraçáo máxima de quatro semestres curriculares, compreendendo respectivamente:

    1. Um curso de especializaçáo correspondente a um total de 75 ECTS, o qual após aproveitamento confere um diploma de especializaçáo;

    2. Elaboraçáo de um Plano de Tese / Projecto / Estágio e uma Dissertaçáo / Projecto / Estágio, correspondente a um total de 45 ECTS.

  4. Estrutura curricular e plano de estudos

    A estrutura curricular e o plano de estudos do curso sáo os constantes do formulário em anexo à presente deliberaçáo, e foi elaborado nos termos das normas técnicas constantes do Despacho n. 10543/2005, de 11 de Maio, da Direcçáo -Geral do Ensino Superior.

  5. Habilitaçóes de acesso

    1- Poderáo candidatar -se ao curso de Mestrado em Energias Reno-váveis e Gestáo de Energia:

    1. Titulares de grau de licenciado em Engenharias ou Ciências, ou equivalente legal;

    2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo;

    3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhe ci do como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pela Comissáo Coordenadora do Mestrado.

    4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realizaçáo deste ciclo de estudos pela Comissáo Coordenadora do Mestrado.

    2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n. 1 tem como efeito apenas o acesso ao Mestrado, e náo fornece ao seu titular, a equivalência ou reconhecimento do grau de licenciado.

  6. Normas Regulamentares do Curso

    As matérias respeitantes à organizaçáo e funcionamento do curso reger -se -áo pelo disposto no Regulamento de Cursos de Actualizaçáo, Aperfeiçoamento, Especializaçáo e Formaçáo Especializada e de Programas de Formaçáo Avançada da Universidade do Algarve, aprovado Por despacho reitoral de 8 de Junho de 2007, publicado na 2.ª série do7.

    Entrada em funcionamento

    A presente deliberaçáo aplicar -se -á a partir do ano lectivo de 2008/2009.

    Anexo à deliberaçáo do Senado SU - 16/2007

    Estrutura Curricular e Plano de Estudos

    Formulário

    1 - Estabelecimento de ensino: Universidade do Algarve

    2 - Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.): Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT