Resolução n.º DD1325, de 09 de Julho de 1975

Resolução do Conselho de Ministros 1. No relatório do grupo de trabalho do sector de mármores e outras rochas ornamentais salienta-se que este sector industrial se encontra próximo de uma gravíssima crise, a qual tem por origem: a) Uma muito baixa produtividade global, tanto na extracção como na transformação; b) Uma completa indisciplina dos industriais interessados; c) Ausência de processos adequados de comercialização, nomeadamente quanto à exportação.

Por outro lado, as recentes reivindicações salariais precipitaram uma situação que já era inevitável.

O grupo de trabalho, não obstante, considera possível o ressurgimento do sector e aponta as seguintes acções como necessárias: a) Investimentos em mecanização para aumento da produtividade; b) Dinamização das exportações; c) Introdução no sector de medidas disciplinares.

  1. Neste momento, correm gravíssimo risco de desemprego 12000 operários, distribuídos por 500 empresas, a maior das quais de muito pequena dimensão.

    Nos últimos meses já duas das maiores firmas (Mármores do Condado, S. A. R.

    L., e Pardal Monteiro, Lda.) não foram capazes de resolver os seus compromissos.

  2. Dentro do quadro do aproveitamento dos recursos minerais em 1973, os mármores, no que respeita a produção e a exportação, ocupavam o primeiro lugar entre tais recursos.

    Assim: (ver documento original) 4. Pelo exposto, torna-se necessário: a) Assegurar os postos de trabalho ao total dos operários que actualmente se ocupam na indústria dos mármores e rochas ornamentais (cerca de 12000); b) Promover o incremento da riqueza pública, nomeadamente por substancial aumento de valor acrescentado aos produtos de mármores e outras rochas ornamentais.

  3. Não é, certamente, do interesse público atender apenas a parte destas necessidades, satisfazendo somente a salvaguarda imediata da situação dos trabalhadores. Com efeito, despender verbas necessariamente avultadas unicamente para o pagamento de diferenciais de salários, não cobertos por uma conveniente produtividade, constituiria solução sem qualquer finalidade positiva no futuro e que apenas adiaria por mais alguns meses o afundamento total do sector.

    Afigura-se como solução para o fomento e a coordenação das actividades extractivas, transformadoras e comerciais do sector industrial dos mármores e outras rochas ornamentais a criação de uma empresa pública.

    Contudo, não é ainda chegado o momento, e consideramos que a criação de estruturas meramente formais não são respostas reais a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT