Edital n.º 537/2019

Data de publicação30 Abril 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade do Minho - Reitoria

Edital n.º 537/2019

Doutor Rui Manuel Costa Vieira Castro, Professor Catedrático e Reitor da Universidade do Minho, faz saber que, pelo prazo de trinta dias úteis contados do dia útil imediato àquele em que o presente edital for publicado no Diário da República, se encontra aberto concurso documental, de âmbito internacional, para recrutamento de 1 (um) posto de trabalho de Professor Auxiliar, na área disciplinar de Gestão do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão, desta Universidade.

O presente concurso, aberto por despacho de 4 de abril de 2019, do Reitor da Universidade do Minho, rege-se pelas disposições constantes dos artigos 37.º e seguintes do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de novembro, com a nova redação introduzida pelo Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 8/2010, de 13 de maio, e pela demais legislação e normas regulamentares aplicáveis, designadamente pelo Regulamento dos Concursos para Recrutamento de Professores da Carreira Docente Universitária na Universidade do Minho, adiante designado por Regulamento, aprovado por despacho reitoral n.º 17945/2010, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 232, de 30 de novembro de 2010.

I - Caracterização do concurso

1 - Local de trabalho

O local de trabalho situa-se no Departamento de Gestão no Campus de Gualtar, cidade de Braga da Universidade do Minho.

2 - Júri do concurso

O júri do concurso tem a seguinte composição:

Presidente: Reitor da Universidade do Minho

Vogais:

Doutor Vítor Fernando da Conceição Gonçalves, professor catedrático do Departamento de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Doutor João José Quelhas Mesquita Mota, professor catedrático do Departamento de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Doutor Soumodip Sarkar, professor catedrático do Departamento de Gestão da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

Doutor Carlos Henrique Figueiredo e Melo de Brito, professor associado, com agregação, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Doutor Vasco Duarte Eiriz de Sousa, professor associado, com agregação, do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Doutora Cláudia Maria Neves Simões, professora associada, com agregação, do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Doutora Carolina Feliciana Sá Cunha Machado, professora associada do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

3 - Regras de funcionamento do júri

3.1 - O Júri só pode funcionar quando estiverem presentes pelo menos dois terços dos seus membros e quando a maioria dos vogais presentes for externa.

3.2 - As deliberações são tomadas por votação nominal fundamentada, por maioria absoluta dos votos dos membros do júri presentes à reunião, não sendo permitidas abstenções.

3.3 - Das reuniões do júri são lavradas atas, que contêm um resumo do que nelas houver ocorrido, bem como os votos emitidos por cada um dos membros e respetiva fundamentação, sendo facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.

3.4 - É da competência do júri a prática, designadamente, dos seguintes atos:

a) Admissão e exclusão das candidaturas;

b) Análise do mérito absoluto;

c) Avaliação curricular;

d) Ordenação e seleção dos candidatos;

e) Notificação para efeitos de realização de audiência dos interessados, quando aplicável.

II - Regras de admissão

4 - Formalização das candidaturas

4.1 - As candidaturas são apresentadas através de requerimento dirigido ao Reitor da Universidade do Minho, integralmente preenchido nos termos definidos no modelo em anexo.

4.2 - O requerimento deve ser acompanhado obrigatoriamente da seguinte documentação:

a) Dois exemplares em papel do curriculum vitae detalhado, datado e assinado, e um exemplar em formato digital (pendrive) do referido curriculum.

i) O curriculum vitae deverá conter todas as informações pertinentes para a avaliação da candidatura tendo em consideração os critérios de ordenação e seleção constantes do presente edital, exigindo-se que o mesmo seja organizado de acordo com os critérios e parâmetros de avaliação discriminados nos pontos 10 e 11;

ii) No curriculum vitae deverá ainda constar, de forma explícita e objetiva, o número de citações às publicações indicadas no currículo e explicação do método usado para a contagem, com o detalhe suficiente para que o júri possa reproduzir o procedimento, de acordo com o ponto 8.1 a).

b) Um exemplar em papel e um exemplar em formato digital de até três trabalhos publicados selecionados pelo candidato como mais representativos no que respeita à sua contribuição para o desenvolvimento e evolução da área disciplinar do concurso, com a indicação da data e local (editora) em que cada trabalho foi originalmente publicado; não estando disponível o formato digital, este poderá ser substituído pela entrega em papel de um número de exemplares correspondente ao número de membros do júri;

c) Um projeto científico-pedagógico, integrado no curriculum vitae, que o candidato se proponha desenvolver na área disciplinar do concurso, descrito em não mais de 12 mil palavras, e que deverá incluir um programa de investigação enquadrável na área disciplinar para a qual é aberto o concurso e devidamente articulado com uma unidade curricular que componha o elenco de disciplinas da área de Marketing e Estratégia, e cuja lecionação é da responsabilidade da subunidade orgânica onde se enquadra o concurso, por forma a que fique demonstrada a adequação do perfil do/a candidato/a às necessidades reais da subunidade orgânica relativamente ao reforço da sua equipa docente que justificaram a abertura da vaga posta a concurso;

d) Documento, integrado no curriculum vitae, onde sejam indicados os identificadores do candidato em serviços de indexação de publicações científicas, nomeadamente "ORCID iD", "Scopus Author ID", "Researcher ID" e "Google Scholar ID";

e) Documento, integrado no curriculum vitae, em que, para cada uma das publicações incluídas no currículum vitae, é indicado se a publicação é indexada no serviço ISI Web of Science ou no serviço Scopus, sendo apresentada a correspondente evidência, bem como o número de citações de outros autores a cada uma daquelas publicações, devendo ainda ser explicado o método usado para a contagem de citações, com o detalhe...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT