Edital n.º 1121/2019

Data de publicação09 Outubro 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Edital n.º 1121/2019

Sumário: Procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) para projeto de investigação PTDC/PSI-GER/28274/2017.

Abertura de procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado(a) para Projeto de investigação PTDC/PSI-GER/28274/2017 ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017 de 19 de julho

Maria de Lurdes Reis Rodrigues, Reitora do ISCTE-IUL, torna público que por seu despacho de 09 de setembro de 2019, se encontra aberto pelo prazo de 15 dias úteis contados do dia útil imediato ao da publicação do presente edital, concurso de seleção internacional para um (1) lugar de doutorado/a, de nível inicial, para o exercício de atividades de investigação na área científica de Psicologia, no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, no âmbito do Projeto n.º 028274, com a designação "Música para o Desenvolvimento de Competências Sociais: O Impacto do Treino Musical no Processamento Sócio-emocional", tendo como Investigador Responsável Armando César Ferreira Lima, cujo financiamento foi aprovado pelas Comissões Diretivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do Programa Operacional Regional de Lisboa em 2018-12-21, na sua componente FEDER, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. e homologada pela Tutela, na sua componente nacional.

A abertura do presente procedimento concursal decorre da decisão de financiamento pela FCT do projeto intitulado "Música para o Desenvolvimento de Competências Sociais: O Impacto do Treino Musical no Processamento Sócio-emocional [MUSE]" (PTDC/PSI-GER/28274/2017), apresentado pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), o qual prevê a contratação de um/a doutorado/a para o desempenho de funções de investigação científica.

Nos termos do artigo 6.º do DL n.º 57/2016, a contratação é feita na modalidade de contrato de trabalho a termo resolutivo incerto ao abrigo do Código do Trabalho. O concurso destina-se, exclusivamente, ao preenchimento do lugar indicado, podendo ser feito cessar até à homologação da respetiva lista de ordenação final de candidatos/as e caducando com a ocupação do lugar em oferta.

I - Legislação aplicável

1 - O concurso rege-se pelas disposições constantes no Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 57/2017 de 19 de julho, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), pelo Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017 de 29 de dezembro que regulamenta os níveis remuneratórios dos contratos, bem como pelo Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.

2 - O concurso é aberto ao abrigo do artigo 20.º do RJEC e no respeito do contrato-programa celebrado entre a FCT e o ISCTE-IUL, a FPCEUP e FPUL que rege a atribuição do financiamento.

II - Local de trabalho

O local de trabalho situa-se no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa.

III - Remuneração

A remuneração mensal a atribuir corresponde ao nível 33 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro no valor ilíquido de 2.128,34 euros.

IV - Descritivo do lugar

Este lugar visa o desenvolvimento de atividades de investigação científica no âmbito do projeto MUSE, que tem como principal objetivo examinar se o treino musical melhora o processamento sócio-emocional, focando-se em três questões: (1) determinar se a expertise musical em adultos, adquirida formal ou informalmente, está associada a melhor reconhecimento de emoções em expressões vocais e faciais; (2) delinear as bases cerebrais deste efeito usando técnicas de ressonância magnética e eletroencefalografia; e (3) verificar se é possível observar um efeito do treino musical no processamento sócio-emocional em crianças, adotando uma abordagem longitudinal.

O envolvimento no projeto inclui a realização das tarefas descritas na candidatura, colaborando ainda em outras atividades desde que alinhadas com os objetivos do projeto, nomeadamente o apoio às seguintes tarefas: i) Revisão crítica de literatura; ii) desenho, programação e implementação de estudos comportamentais e de neuroimagem com crianças e adultos (imagiologia por ressonância magnética); iii) Recrutamento e gestão de participantes, incluindo grupos especializados (e.g., músicos profissionais) e crianças; iv) recolha e análise de dados comportamentais e de neuroimagem, incluindo análises com estatística Bayesiana e usando técnicas avançadas como...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT