Edital n.º 1084/2020

Data de publicação08 Outubro 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Lisboa - Instituto Superior de Economia e Gestão

Edital n.º 1084/2020

Sumário: Procedimento concursal comum, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir da data de publicação do presente edital no Diário da República, para preenchimento de um posto de trabalho, na carreira e categoria de técnico superior, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para exercer funções na Direção de Documentação e Investigação - Biblioteca Francisco Pereira de Moura do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Procedimento concursal comum para preenchimento de um posto de trabalho, na carreira e categoria de Técnico Superior do Mapa de Pessoal do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, Área de da Direção de Documentação e Investigação - Biblioteca Francisco Pereira de Moura.

Nos termos do disposto nos artigos 30.º e 33.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), conjugados com o artigo 11.º da Portaria n. 125-A/2019, de 30 de abril, torna -se público que, por despacho autorizador, de 20 de julho de 2020 da Senhora Presidente da Escola, Prof.ª Doutora Clara Patrícia Costa Raposo, se encontra aberto procedimento concursal comum, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir da data de publicação do presente Edital no Diário da República, para preenchimento de um (1) posto de trabalho, na carreira e categoria de Técnico Superior, na modalidade de Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado, para exercer funções na Direção de Documentação e Investigação - Biblioteca Francisco Pereira de Moura do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

1 - Tipo de concurso: o presente edital reveste a forma de procedimento concursal comum, nos termos da alínea a) do artigo 3.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril tendo sido verificada a não existência de reservas de recrutamento previamente constituídas no próprio serviço, bem como, de candidatos em regime de valorização profissional nos termos da legislação em vigor, na sequência de procedimento prévio promovido junto da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA).

2 - Modalidade de contrato: o procedimento concursal destina -se à ocupação de um (1) posto de trabalho, na modalidade de Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado, previsto no mapa de pessoal dos serviços do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, de acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 30.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP) publicado em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.

3 - Local de trabalho: o posto de trabalho situa-se nas instalações do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

4 - Caracterização geral do posto de trabalho: o posto de trabalho do presente procedimento concursal envolve o exercício de funções da carreira geral de Técnico Superior, tal como descritas na LTFP. O Técnico Superior desempenhará funções na Direção de Documentação e Investigação - Biblioteca Francisco Pereira de Moura do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Ao Técnico compete assegurar o desempenho de funções na área da biblioteca e documentação, designadamente:

a) Desenvolvimento de todos os procedimentos relativos à aquisição de bibliografia, em qualquer suporte, e de outros recursos propostos pelos Departamentos, Unidades de Investigação, Centros, Serviços e demais entidades do ISEG;

b) Realização de pesquisas bibliográficas no programa de gestão documental KOHA, no EBSCO Discovery Service (EDS), e na Biblioteca do conhecimento online (b-on), entre outras;

c) Difusão seletiva da informação;

d) Garantir à comunidade académica o conhecimento e o uso dos fundos documentais;

e) Apoiar os utilizadores na pesquisa e recuperação da informação;

f) Manter atualizado o site da Biblioteca;

g) Produzir os relatórios baseados nos dados estatísticos referentes aos vários serviços da Biblioteca;

h) Assegurar, processar e preservar o fundo documental da Biblioteca;

i) Garantir, em geral, todas as tarefas inerentes à Biblioteca.

As tarefas a realizar no posto de trabalho traduzem-se em:

1) Catalogação, classificação e indexação no sistema Koha, de acordo com o plano de classificação da Biblioteca do Congresso.

2) Associação do Identificador único de tese (TID) às teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado produzidas no ISEG e depositadas na Plataforma de Recolha de Informação de Registo Nacional de Teses e Dissertações (RENATES);

3) Manutenção do site da Biblioteca;

4) Verificação e correção dos registos bibliográficos no Koha;

5) Elaboração de relatórios que reflitam as várias facetas do trabalho desenvolvido por toda a biblioteca;

6) Apoiar os utilizadores na pesquisa e recuperação da informação nos sistemas:

a) Koha;

b) EBSCO Discovery Service (EDS);

c) b-on;

d) Bloomberg;

e) CHELEM;

f) Datastrem;

g) Eikon;

h) ORBIS Europe;

i) Scopus.

7) Participar na revisão e manutenção do Regulamento da Biblioteca;

8) Colaboração nas demais tarefas do serviço da biblioteca.

5 - Posição remuneratória: A determinação do posicionamento remuneratório terá em conta o preceituado no artigo 38.º da LTFP, sendo a posição remuneratória de referência a 2.ª posição da carreira/categoria de Técnico Superior, ou seja, o nível remuneratório 15.º da Tabela Remuneratória Única (TRU), num montante pecuniário de 1.205,08(euro) (mil duzentos e cinco euros e oito cêntimos), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 10-B/2020, de 20 de março.

6 - Requisitos de admissão:

6.1 - Os requisitos gerais de admissão a aplicar, até à data limite para a apresentação das candidaturas, são os definidos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

b) 18 Anos de idade completos;

c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

6.2 - Titularidade de Licenciatura, preferencialmente em Ciências da Informação e Documentação, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 86.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, não havendo possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT