Edital n.º 1083/2019

Data de publicação01 Outubro 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Edital n.º 1083/2019

Sumário: Contratação de dois estagiários de investigação.

Edital de abertura de procedimento concursal de seleção de estagiário de investigação

no âmbito do projeto de investigação DIALLS

(DIalogue and Argumentation for Cultural Literacy Learning in Schools)

1 - Em reunião do Conselho Científico do dia 26 de julho de 2019, foi deliberado abrir concurso de seleção internacional para 2 estagiários licenciados a contratar para o exercício de atividades de investigação no âmbito do projeto de investigação, Dialogue and Argumentation for cultural Literacy Learning in Schools (DIALLS) financiado por fundos europeus (Comissão Europeia) no programa Horizon 2020 - Research and Innovation Framework Programme (cal: H2020-SC6-CULT-COOP-2017). O contrato de trabalho será a termo resolutivo certo, pelo prazo de 19 meses, ao abrigo da alínea h) do n.º 2 do artigo 140.º do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura do procedimento concursal, assim como a nomeação do júri, foi autorizada por despacho do Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa, de 09 de agosto de 2019.

2 - Caracterização da vaga:

O projeto DIALLS (DIalogue and Argumentation for Cultural Literacy Learning in Schools) pretende:

Objetivo geral

O DIALLS tem como objetivo ensinar crianças em idade escolar a participar desde cedo em discussões em que possam coexistir diferentes pontos de vista ou perspetivas, permitindo que desenvolvam, aos poucos, consciência das suas próprias identidades culturais e a capacidade de ser sensível não só às suas próprias identidades e culturas, mas também de empatia para com a identidade cultural do outro.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos do projeto são:

a) Desenvolver uma compreensão da literacia cultural dos jovens através do ensino do diálogo e da argumentação como meios de compreensão das identidades, culturas e diversidades europeias, incluindo:

I) Um programa de aprendizagem da literacia cultural (CLLP);

II) Uma análise das discussões em sala de aula e on-line;

III) Uma coleção de transcrições de discussões tidas em sala de aula por toda a Europa disponibilizada em acesso aberto.

b) Fornecer orientação sobre o desenvolvimento da literacia cultural nas escolas através de:

I) Uma ferramenta chamada 'Escala de Progressão de Aprendizagem de Literacia Cultural' (SPCLL).

c) Promover a emergência das identidades culturais dos jovens durante as suas discussões e na...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT