Despacho 22129-P/2007, de 20 de Setembro de 2007

Despacho n. 22 129-P/2007

Sob proposta da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberaçáo do senado n. 165/2006, de 6 de Novembro, aprovada a adequaçáo do 2. ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Nutriçáo Clínica.

Na sequência do registo da referida adequaçáo na Direcçáo-Geral do Ensino Superior, com o n. R/B-AD-738/2007, e em cumprimento do despacho do director-geral, n. 9288-J/2007, publicado no Diário da República, 2.ª série, n. 97, de 21 de Maio, procede-se em anexo à publicaçáo da estrutura curricular e plano de estudos do mestrado acima referido.

23 de Julho de 2007. - O Vice-Reitor, António Gomes Martins.

ANEXOS

I - Estrutura curricular:

1 - Estabelecimento de ensino - Universidade de Coimbra.

2 - Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.) - Facul-dade de Medicina.

3 - Curso - mestrado em Nutriçáo Clínica.

4 - Grau ou diploma - mestre.

5 - Área científica predominante do curso - Ciências da Saúde. 6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtençáo do grau ou diploma - grau de mestre: 120 ECTS.

7 - Duraçáo normal do curso - o curso de pós-graduaçáo terá a duraçáo de dois semestres e o curso de mestrado, a de quatro semestres, sendo os dois últimos dedicados a seminários e à elaboraçáo da dissertaçáo da tese.

Estáo incluídas, no curso, unidades curriculares que permitem a aquisiçáo de conhecimentos nas diversas áreas da Nutriçáo Clínica, nomeadamente, fornecendo os instrumentos que permitam desenvolver competências para reconhecer os alimentos e seus nutrientes, bem como a sua composiçáo; conhecer todos os fenómenos da digestáo; aconselhar regimes alimentares como auxiliares terapêuticos e de prevençáo para doenças prevalentes nas comunidades; avaliar o efeito da nutriçáo em indivíduos saudáveis; intervir a nível do controlo na indústria alimentar e opinar sobre a educaçáo nutricional que começa muito cedo com a vigilância alimentar durante a gravidez e se continua após o nascimento, estendendo-se ao longo de toda a vida.

O ensino será feito sob a forma de aulas teóricas, aulas práticas e aulas teórico-práticas; também constaráo do curso a apresentaçáo de trabalhos de grupo e individuais e sua discussáo nas aulas ou em semi-nários. Realizar-se-áo seminários, durante os dois últimos semestres do curso, sobre temas considerados como merecedores de desenvolvimento.

8 - Opçóes, ramos, ou outras formas de organizaçáo de percursos alternativos em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT