Despacho n.º DD4456, de 01 de Setembro de 1975

Despacho 5.º ano experimental do ensino preparatório A experiência dos 3.º e 4.º anos do ensino preparatório, a nível curricular e a nível das suas implicações pedagógico-didácticas mais imediatas, impõe a necessidade de organizar um 5.º ano sequencial que confira um diploma equivalente aos diplomas do ensino secundário técnico e liceal.

A definição dos objectivos e estruturas deste 5.º ano do ensino preparatório não pode deixar de se inserir no novo contexto político e económico do País. Para tanto, torna-se necessário estabelecer, desde já, as grandes linhas orientadoras do seu currículo e conteúdosprogramáticos.

Linhas orientadoras do currículo Contribuir para a participação dos jovens, como elementos transformadores, na sociedade. Esta participação passará pela análise das contradições sociais, pela crítica de situações que se pretendem superar, pela denúncia da alienação, da ignorância, da fome, da exploração - pela prossecução, enfim, de nítidos objectivos revolucionários.

Integrar a escola na região em que está inserida, de modo a responder aos problemas e anseios da comunidade, criando as condições de uma autêntica descentralização cultural.

Interessar os jovens, a partir do conhecimento da realidade concreta da vida regional e nacional, na resolução dos problemas nacionais e, simultaneamente, desenvolver, numa perspectiva internacionalista, a solidariedade com a luta dos outros povos.

Facultar uma preparação básica polivalente que, sem o propósito de assegurar uma formação profissional imediata, contribua para que cada um percorra o caminho que mais se coadune com as suas reais aptidões e necessidades da comunidade.

Estabelecer a ligação prática entre o estudo e o trabalho produtivo como caminho essencial para a preparação de futuros homens livres.

Objectivos gerais dos programas Capacitar os alunos para uma escolha esclarecida das vias escolares e profissionais, proporcionando-lhes uma ampla informação, a vivência de ambientes de trabalho e o desenvolvimento das suas capacidades.

Fomentar nos alunos, numa perspectiva de educação permanente e de receptividade à mudança, atitudes e hábitos de trabalho e de pesquisa constitutivos de um apetrechamento físico, mental e cultural susceptíveis de servir: A continuação de estudos escolares; A formação profissional no limiar do emprego; A utilização dos tempos livres.

Levar os alunos, através de uma metodologia interdisciplinar à contínua descoberta de que a prática e a teoria são duas...

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