Despacho n.º 14045/2000(2ªSÉRIE), de 10 de Julho de 2000

Despacho n.º 14 045/2000 (2.' série). - A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), designação adoptada em 1986, foi criada em 1962, com estatutos aprovados por despacho ministerial de 8 de Novembro de 1962, com a designação de Associação Portuguesa de Pais e Amigos das Crianças Mongolóides.

Em 2 de Fevereiro de 1985 abre em Lisboa, no Largo da Ajuda, 18, o seu primeiro centro de educação, passando esta data a constituir o dia oficial da APPACDM.

Desde a sua criação tem desenvolvido a sua actividade nos mais variados sectores de apoio à pessoa portadora de deficiência intelectual e expandiu a sua intervenção a todo o País, possuindo actualmente 24 delegações regionais.

De entre as delegações regionais da APPACDM, a de Viana do Castelo, criada em Dezembro de 1971, tem desenvolvido um trabalho de reconhecido mérito, criando e mantendo em funcionamento estruturas e serviços de apoio às crianças e jovens com deficiência, em particular com deficiência mental.

A sua intervenção estende-se por todas as áreas, possuindo serviços que actuam a nível da estimulação precoce, educação especial, formação profissional e integração na vida activa e na vida adulta, sem esquecer o trabalho com pais e famílias das crianças e jovens com deficiência, a sensibilização da sociedade em geral, a promoção de actividades de recreio e lazer, sempre numa perspectiva de integração e normalização da vida pessoal, social e económica das pessoas com deficiência.

Merece particular destaque no trabalho...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT