Despacho n.º 4473/2002(2ªSérie), de 28 de Fevereiro de 2002

Despacho n.º 4473/2002 (2.' série). - O Conselho Europeu, reunido em Lisboa, em 23 e 24 de Março de 2000, aprovou como orientação que todos os cidadãos europeus deverão dominar culturalmente as novas tecnologias da informação e da comunicação para desempenharem um papel activo numa sociedade que cada vez mais depende do conhecimento.

Neste sentido, é atribuído um papel prioritário à integração das novas tecnologias nos sistemas de educação e formação, permitindo, assim, que todos os cidadãos europeus, incluindo os adultos menos qualificados, participem activamente na construção da sociedade mais dinâmica e coesa do mundo.

A Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos, adiante designada por ANEFA, desenvolve a sua actividade em diferentes áreas de intervenção, de acordo com as atribuições estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 387/99, de 28 de Setembro, nomeadamente no que se refere à concepção e divulgação de modelos, metodologias e materiais de intervenção pedagógica e socioeducativa específicos para a educação e formação de adultos.

Dado tratar-se de um domínio em que a concepção de modelos curriculares, baseados em áreas de competências chave, modulares e flexíveis, conduzem à construção de percursos de formação inovadores, a elaboração de materiais destinados a apoiar a formação em diferentes suportes tem, como consequência, sido apoiada. Neste sentido, é de realçar o esforço desenvolvido na utilização de estratégias de aprendizagem que promovam e incentivem a utilização, pelos adultos, das novas tecnologias da informação e da comunicação, mobilizadoras de uma nova atitude de e-learning.

Uma vez que no nosso país existe um défice na utilização de materiais pedagógicos, designadamente em suporte informático, destinados especificamente à aprendizagem dos adultos, a ANEFA propõe-se lançar um concurso com o objectivo de fomentar a criação de novos produtos e de premiar software de qualidade que permita apoiar a formação de adultos numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

Assim, é lançado pela ANEFA o 1.º Concurso Nacional de Software Destinado à Educação e Formação de Adultos e aprovado o respectivo regulamento, que constitui parte integrante do presente despacho.

Regulamento do 1.º Concurso Nacional de Software destinado à Educação e Formação de Adultos 1 - Objectivos: 1.1 - A ANEFA, enquanto organismo tutelado pelos Ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade, através da sua equipa de projecto de oferta de educação e formação de adultos, promove a primeira edição do Concurso de Software Destinado à Educação e Formação de Adultos, com o objectivo de premiar software de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT