Despacho n.º 26523/2008, de 21 de Outubro de 2008

Despacho n. 26523/2008

O Decreto-Lei n. 88/2006, de 23 de Maio inscreve-se na política que tende a promover o aumento das aptidóes e qualificaçóes dos portugueses, dignificar o ensino e potenciar a criaçáo de novas oportunidades, impulsionando o crescimento sócio-cultural e económico do País, ao possibilitar uma oferta de recursos humanos qualificados geradores de uma maior competitividade.

Considerando a necessidade de conciliar a vertente do conhecimento, através do ensino e da formaçáo, com a componente da inserçáo profissional qualificada, os Cursos de Especializaçáo Tecnológica visam alargar a oferta de formaçáo ao longo da vida e envolver as instituiçóes de ensino superior na expansáo da formaçáo pós-secundária, no sentido do prosseguimento de estudos superiores, através da creditaçáo e da avaliaçáo de competências.

Considerando que a entrada em funcionamento está sujeita a registo efectuado pelo Director-Geral do Ensino Superior, nos termos dos artigos 36. e 38.

Instruídos e analisados os pedidos nos termos do artigo 37. do Decreto-Lei n. 88/2006, de 23 de Maio;

Ouvida a Comissáo nos termos da alínea e) do artigo 31.;

Ao abrigo do artigo 39. daquele diploma:

Determino:

1 - É registado o curso de Especializaçáo Tecnológica em Conduçáo de Obra, aprovado a 7 de Fevereiro de 2007, pelo conselho científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestáo do Instituto Politécnico de Bragança, ministrado nessa Escola, com início no ano lectivo 2007-2008, nos termos do Anexo, que faz parte integrante do presente Despacho.

2 - O presente Despacho produz efeitos a partir de 18 de Julho de 2007.

3 - Notifique-se a instituiçáo de formaçáo, sem prejuízo da publicaçáo no 30 de Setembro de 2008. - O Director-Geral, António Moráo Dias.

ANEXO

  1. Instituiçáo de formaçáo: Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Tecnologia e de Gestáo.

  2. Denominaçáo do curso de especializaçáo tecnológica: Conduçáo de Obra.

  3. Área de formaçáo em que se insere: 582 - Construçáo Civil e Engenharia Civil

  4. Perfil profissional que visa preparar: O técnico especialista em conduçáo de obra é o profissional que, de forma autónoma e independente, deve assumir as responsabilidades de planeamento e coordenaçáo de obras em estaleiro, o controlo de qualidade dos materiais e processos produtivos.

  5. Referencial de competências a adquirir:

    Planear e programar a realizaçáo de obras em estaleiros;

    Elaborar cadernos de encargos e planos de trabalho;

    Coordenar e fiscalizar a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT