Despacho n.º 9884/2019

Data de publicação30 Outubro 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoAgricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 9884/2019

Sumário: Concede a Medalha de Honra à IACA em reconhecimento do seu valioso e excecional contributo para o desenvolvimento e valorização da agricultura, da pecuária e do mundo rural.

A Medalha de Honra visa reconhecer publicamente o excecional contributo para o desenvolvimento da agricultura e o mérito das pessoas ou organizações que se tenham evidenciado pelo valioso contributo em prol da agricultura, da pecuária e do mundo rural.

Em 03 de fevereiro de 1966 teve lugar na sede da extinta Corporação da Indústria (CI), em Lisboa, a Assembleia-Geral da Indústria que aprovou a criação do organismo representativo da Indústria de Alimentação Animal, na altura designada por «Rações». Foi, então, constituída a Comissão de Estudo que elaborou o projeto de Estatutos do Grémio Nacional dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (GNIACA). O projeto foi apresentado à Assembleia-Geral da Indústria realizada a 26 de julho de 1967 e foi aprovado por unanimidade. A mesma Assembleia decidiu transformar a Comissão de Estudo em Comissão Organizadora do GNIACA e mandatou-a para submeter ao Governo os Estatutos e, a seguir, constituir e instalar o Grémio. Por alvará governamental de 13 de janeiro de 1969 foram então homologados os Estatutos da nova organização.

As mudanças políticas introduzidas pelo 25 de Abril levaram ao anúncio do desmantelamento de toda a organização corporativa, tendo sido decidida a substituição do Grémio por uma nova instituição representativa do setor. A Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, a IACA, ficou devidamente institucionalizada em 07 de janeiro de 1976.

Hoje, com meio século de existência, a IACA integra um universo de associados composto por 60 empresas, entre fabricantes de alimentos compostos, pré-misturas e aditivos, representando um volume de negócios na ordem dos 1 500 milhões de euros, que corresponde a uma quota significativa da alimentação para animais consumida em Portugal. Esta indústria está na base da fileira do setor agroalimentar, desde os laticínios aos produtos cárneos, influenciando de forma considerável a criação direta e indireta de emprego no nosso país.

Com uma consciência ativa dos desafios ambientais e das questões da segurança alimentar, a IACA é precursora da redução da pegada ecológica, trabalhando e investindo em inovação, apoiando a investigação na busca de novas soluções, capazes de responder aos desafios que o setor coloca, para que a indústria dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT