Despacho n.º 9330/2016

Data de publicação21 Julho 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade do Algarve - Serviços Académicos

Despacho n.º 9330/2016

No âmbito do despacho RT.36/2016 e de acordo com o disposto nos artigos 8.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 113/2014, determino que o calendário, a estrutura e os referenciais das provas de ingresso específicas destinadas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET) ou de Técnico Superior Profissional (TeSP), para candidatura ao respetivo concurso especial de ingresso numa licenciatura do ensino politécnico da Universidade do Algarve em 2016/17, são os que constam do anexo ao presente despacho.

O presente despacho entra imediatamente em vigor.

ANEXO

Calendário das provas de ingresso específicas

Ano letivo 2016/2017

Inscrição (online) na prova de ingresso - 1 a 15 de julho

Análise e validação da documentação entregue na inscrição - 18 a 20 de julho

Provas de ingresso - 23 de julho às 10H

Publicação (online) dos resultados - Até 29 de julho

Reclamações - 1 e 2 de agosto

Publicação (online) dos resultados das reclamações - 5 de agosto

Provas de ingresso específicas

(ver documento original)

Observações:

1 - As Provas de Ingresso específicas destinam-se apenas aos:

a) detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET);

b) detentores de diploma de Técnico Superior Profissional (TeSP) não obtido na Universidade do Algarve.

2 - Tendo obtido aprovação na prova devem candidatar-se ao respetivo concurso especial nos prazos estabelecidos no calendário de candidaturas aos concursos especiais da Universidade do Algarve.

3 - A prova de ingresso específica a realizar é uma das indicadas no quadro anterior consoante a licenciatura de ingresso.

Estrutura das provas

As provas de ingresso/avaliação de capacidade são escritas.

A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

A prova contém instruções para o preenchimento e resolução da mesma.

A prova escrita inclui informação sobre as cotações das questões.

A classificação final da prova é apresentada na escala de 0 a 200 pontos.

O examinando é aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 95 pontos na prova a que se submeteu.

Referenciais das provas

Prova de Biologia

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Biologia do ensino secundário, a saber:

Competências:

Conhecer conceitos e princípios básicos de Biologia.

Conhecer a terminologia científica própria no âmbito da Biologia.

Integrar conhecimentos relacionados com estruturas e processos biológicos.

Interpretar gráficos, tabelas e dados relacionados com o método científico e experimental.

Conhecer métodos científicos necessários ao tratamento de dados.

Aplicar os conhecimentos de Biologia à produção, processamento e conservação de alimentos.

Desenvolver uma atitude interventiva e crítica face às questões científicas e biológicas de impacte social ou económico.

Analisar o contributo da indústria na produção, processamento e conservação de alimentos.

Avaliar o impacte ambiental das atividades humanas, principalmente as que estão relacionadas com a produção de alimentos.

Conteúdos:

Diversidade na Biosfera:

A biosfera;

A célula: unidade estrutural e constituintes básicos.

Obtenção de matéria:

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos;

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese).

Transformação e utilização de energia pelos seres vivos:

Fermentação e respiração aeróbia; Trocas gasosas em seres multicelulares.

Regulação nos seres vivos:

Regulação nervosa e hormonal em animais;

Hormonas vegetais.

Crescimento e renovação celular:

Crescimento e renovação celular;

Crescimento e renovação de tecidos x diferenciação.

Reprodução:

Reprodução assexuada;

Reprodução sexuada;

Ciclos de vida.

Evolução biológica:

Unicelularidade e multicelularidade;

Mecanismo de evolução.

Sistemática dos seres vivos:

Sistemas de classificação.

Bibliografia:

Manuais de Biologia e Geologia (componente de Biologia) do ensino secundário (10.º e 11.º anos).

Prova de Desenho

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais de Desenho do ensino secundário, a saber:

Competências:

Capacidade de desenvolvimento de modos de expressão e comunicação visuais utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho.

Capacidade de domínio de conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem plástica.

Conhecimento para explorar e dominar as potencialidades do desenho no âmbito do projeto visual.

Conteúdos:

Conceitos estruturais da linguagem plástica.

Domínios da linguagem plástica: a forma; a cor; o espaço e volume; o movimento e o tempo.

O desenho como elemento operativo e expressivo da realidade visível e conceptual.

O desenho e a linguagem visual: elementos formais e modos de articulação.

A sintetização formal na criação simbólica.

Bibliografia:

Massironi, Manfredo. Ver pelo desenho: aspetos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições de 70, 1982.

Kadinsky, Wassily, Ponto, linha, plano, Lisboa: Edições 70, 1987.

Wong, Wucius (1995), Fundamentos del Diseño, Barcelona, Gustavo Gili.

Prova de Economia

A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Economia do ensino secundário, a saber:

Competências:

Compreender os tópicos iniciais do posicionamento da Ciência Económica na análise dos fenómenos sociais;

Compreender os conceitos económicos básicos, sendo apto a utilizar corretamente a respetiva terminologia na análise de textos;

Compreender as principais variáveis da organização económica das sociedades;

Compreender as normas elementares de contabilização da atividade económica das sociedades;

Conhecer os aspetos mais relevantes das economias portuguesa e da União Europeia;

Analisar documentos de diversos tipos (textos de autor, notícias da imprensa e dados estatísticos);

...

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