Despacho n.º 8627/2019

Data de publicação30 Setembro 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoAgricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 8627/2019

Sumário: Concede a Medalha de Honra da Agricultura à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos.

A Medalha de Honra visa reconhecer publicamente o excecional contributo para o desenvolvimento da agricultura e o mérito das pessoas ou organizações que se tenham evidenciado pelo valioso contributo em prol da agricultura e do mundo rural.

Com o objetivo de tornar competitiva a produção de azeite de um grupo de agricultores, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) foi fundada, em 1954, por produtores de azeitona que iniciaram as operações de transformação a partir de um pequeno lagar de prensas.

O sucesso desta estratégia atraiu novos cooperadores, o que rapidamente exigiu a expansão da atividade, sucessivamente concretizada através de novas aquisições de lagares com maior capacidade, aumentando progressivamente a sua capacidade de laboração. A CAMB veio a confirmar-se como caso de sucesso na forma de organização cooperativa, sendo considerada na região uma das que melhor defende os interesses dos agricultores, remunerando e escoando as suas produções para os mercados com maiores vantagens para os seus associados.

Os investimentos que se seguiram transformaram o lagar da cooperativa num dos maiores e mais modernos do país, dotado de tecnologia de ponta, com um lagar preparado para funcionar de forma ambientalmente sustentável, com uma capacidade de laboração que pode ir até à transformação de 900 toneladas de azeitona por dia. Esta capacidade permite acomodar uma produção média anual superior a 35 000 toneladas de azeitona, provenientes de 22 000 hectares de olival, que resultam, em média, em 7 milhões de quilos de azeites virgens, por campanha. Azeites apreciados e premiados internacionalmente. A CAMB comercializa ainda produções de cereais, de oleaginosas, e disponibiliza ainda os fatores de produção que abastecem os seus associados.

Mais do que a dimensão económica da CAMB, conta na região a sua...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT