Despacho n.º 7607/2019

Data de publicação27 Agosto 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoInstituto Politécnico de Viana do Castelo

Despacho n.º 7607/2019

Sumário: Nomeação de vice-presidente, pró-presidentes e diretores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Nomeação de vice-presidente, pró-presidentes e diretores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

O Presidente do Instituto pode ser coadjuvado por um ou dois Vice-presidentes, nomeados livremente, de acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 88.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, aprovado pela Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, e nos n.os 1 e 2 do artigo 25.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, homologados pelo Despacho Normativo n.º 7/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 26, de 6 de fevereiro de 2009.

Assim, nomeio vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em regime de comissão de serviço, Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale, Professor Adjunto da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, possuidora de reconhecida competência técnica, aptidão, experiência e formação adequadas ao exercício das funções inerentes ao cargo.

Também nos termos do disposto nos Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, artigo 26.º, n.os 1 e 2, o presidente pode ser ainda coadjuvado por pró-presidentes para o desenvolvimento e implementação de tarefas, projetos e atividades específicas.

Assim, nomeio Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues, Professor Adjunto da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como pró-presidente do IPVC para as áreas da Acreditação, Avaliação e Qualidade;

Nomeio António José Candeias Curado, Professor Adjunto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como pró-presidente do IPVC para as áreas da Sustentabilidade e Património;

Nomeio Luís Paulo Lopes Brandão Areosa Rodrigues, Professor Coordenador com agregação da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como pró-presidente para as áreas da Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia e Empreendedorismo;

Nomeio Maria Teresa Martins Gonçalves, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como pró-presidente do IPVC para a área da Inovação Pedagógica.

Por último, e no uso dos poderes conferidos pelo n.º 1 do artigo 52.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), nomeio em comissão de serviço:

César Augusto Araújo Fernandes Meira de Sá, Professor Coordenador da Escola Superior de Educação, como Diretor da Escola Superior de Educação do IPVC;

Maria Isabel Valin Sanjiao, Professor Adjunto da Escola Superior Agrária, como Diretora da Escola Superior Agrária do IPVC;

Pedro Miguel do Vale Moreira, Professor Coordenador da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, como Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC;

Luís Manuel Cerqueira Barreto, Professor Adjunto da Escola Superior de Ciências Empresariais, como Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC;

Maria Aurora Gonçalves Pereira, Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde, como Diretora da Escola Superior de Saúde do IPVC;

José Pedro Arieiro Gonçalves Bezerra, Professor Adjunto da Escola Superior de Desporto e Lazer, como Diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC.

31 de julho de 2019. - O Presidente, Carlos Manuel da Silva Rodrigues.

Nota curricular Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale

Dados biográficos:

Ana Paula Moreira Rodrigues do Vale.

Data de nascimento - 11 de setembro de 1965.

Habilitações académicas:

Doutorada em Ciências Farmacêuticas - Nutrição e Química dos Alimentos, pela Universidade do Porto - Faculdade de Farmácia.

Mestre em Ciência e Tecnologia Agroalimentar com especialização em Segurança Alimentar, pela Universidade de Vigo - Faculdade de Ciências de Ourense.

Mestre em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos Solos e Fertilização, pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia.

Licenciada em Biologia pela Universidade do Porto - Faculdade de Ciências.

Experiência Profissional:

Atividade docente:

Leciona a área da Segurança Alimentar no curso de primeiro ciclo em Biotecnologia e lecionou esta mesma área nos cursos de segundo ciclo de Zootecnia e de Biotecnologia Agroambiental.

Lecionou a área da biologia e da botânica agrícola, nos cursos de primeiro ciclo de Engenharia Agronómica e de Engenharia do Ambiente.

Atividade científica:

Investigação no domínio da avaliação de compostos bioativos e do potencial antioxidante dos alimentos. Desenvolve igualmente investigação na área da qualidade e segurança alimentar, com particular destaque para a caracterização de produtos agroalimentares tradicionais - caracterização química, sensorial e microbiológica de alimentos tradicionais portugueses. Nos últimos anos coordenou projetos de I&D na área do Empreendedorismo em Meio rural.

Outras atividades:

Membro do Conselho Geral do IPVC.

Diretora da ESA-IPVC entre 2012 e 2019.

Membro da Comissão de Curso de primeiro ciclo em Biotecnologia.

Gestora da qualidade da ESA/IPVC entre 2008 e 2019.

Nota curricular Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues

Ana Sofia de Sá Gil Rodrigues, nascida a 17 de novembro de 1972 em Monção, docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desde 1998. Gestora Institucional da Qualidade do IPVC desde dezembro de 2007 e Pró-Presidente para a Qualidade do IPVC de novembro de 2011 a julho de 2019. Doutorada em Qualidade, Segurança e Tecnologia Alimentar pela Universidade de Vigo em 2012, Diploma de Estudos Avançados (DEA) pela Universidade de Vigo em 2004, Mestre em Agricultura e Horticultura Sustentáveis pelo Instituto Superior de Agronomia-Universidade de Lisboa (ISA-UL) em 1999 e licenciada em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro (UTAD) em 1996. Investigador Membro-Integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade-CISAS-IPVC e Investigador Membro-Colaborador do CITAB-UTAD, com participação em projetos e produção científica na área da qualidade de produtos alimentares, valorização e qualificação de produtos tradicionais e vitivinicultura. Coordena atualmente o projeto nacional Terr@Alva-Definição e influência do terroir na qualidade do vinho Alvarinho (POCI-01-0145-FEDER-024328). De 2010 a 2012 foi Secretária Geral da ANDOVI- Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas.

Tem formação especializada em Modelos de Inovação e Sistemas de Gestão IDI e Innovation Scoring, Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social, Auditorias a Sistemas de Gestão, Green Belts: Melhoria da Qualidade-Six Sigma, Lean aplicado à Educação, Coaching orientado para a Liderança e Excelência pela ISPC-International School of Professional Coaching, Indicadores e Performance Estratégica. É Lead Auditor pela International Register of Certificated Auditors (IRCA), nas Normas ISO 22000 e ISO 9001 e Auditor Interno da Qualidade desde 2002. Tem a Cátedra Unesco de Direccíon Universitaria (CUDU-UPC Barcelona TECH) em 2016.

Realizou Erasmus Staff na Agència per a la Qualitat del Sistema Universitari de Catalunya (AQU Catalunya, Spain) em 2013, Bolseira IACOBUS no Gabinete da Qualidade da Universidade de Santiago de Compostela em 2015; Erasmus Staff na Unité Ecologie Systématique Evolution, Universite Paris Sud-UPS, AgroParisTech em 2019.

Integra a Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUA). É membro da Comissão Setorial para a Educação e Formação (GT2 da CS/11), do Instituto Português da Qualidade (IPQ), membro do Grupo de Trabalho GT1-organização dos guiões para a autoavaliação e a apresentação de propostas para a sua simplificação (NCE e ACEF) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Integra as equipas de auditores da A3ES responsáveis pelos processos de Auditoria de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (ASIGQ) e de Avaliação Institucional (AINST). Vogal do Conselho Consultivo da Agencia para a Qualidade do Sistema Universitário da Galiza (ACSUG).

Nota curricular António José Candeias Curado

Dados...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT