Despacho n.º 7562/2019

ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
SectionSerie II
Data de publicação26 Agosto 2019

Despacho n.º 7562/2019

Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Relações Interculturais e Intervenção Social da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Relações Interculturais e Intervenção Social, a ministrar pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda;

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 7240/2016, de 2 de junho:

Determino:

É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Relações Interculturais e Intervenção Social da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

18 de maio de 2019. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior:

Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

2 - Curso técnico superior profissional:

T449 - Relações Interculturais e Intervenção Social.

3 - Número de registo:

R/Cr 29/2019.

4 - Área de educação e formação:

762 - Trabalho social e orientação.

5 - Perfil profissional:

5.1 - Descrição geral:

Gerir o diálogo intercultural e assegurar o entendimento entre pessoas de culturas diferentes e diversas instituições públicas e privadas e organizações de intervenção social, preparando tanto a integração social de migrantes como o seu acolhimento.

5.2 - Atividades principais:

a) Estabelecer contactos entre indivíduos e grupos de diferentes raízes culturais;

b) Colaborar no desenvolvimento da autonomia dos indivíduos de grupos sociais vulneráveis dentro da comunidade portuguesa através de aprendizagens de competências interculturais;

c) Gerir o processo de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, jovens e adultos de comunidades de migrantes e minorias étnicas;

d) Gerir questões de integração na comunidade anfitriã, de coesão social e de desenvolvimento sustentável da sociedade;

e) Gerir o diálogo intercultural no sentido de gerir diversidades linguísticas, estereótipos culturais e intolerância em contextos de diferentes comunidades;

f) Monitorizar o entendimento, por parte dos migrantes, do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário;

g) Gerir o entendimento entre os vários intervenientes do contexto escolar;

h) Colaborar com organizações de intervenção social junto de pessoas e grupos vulneráveis;

i) Monitorizar a criação de um ambiente multicultural por parte das instituições em relação aos migrantes;

j) Elaborar processos de identificação de necessidades e problemas sociais de migrantes e minorias étnicas;

k) Escrever relatórios e outros documentos, caracterizando contextos e circunstancialismos sociais.

6 - Referencial de competências:

6.1 - Conhecimentos:

a) Conhecimento especializado dos principais tipos de interação verbal, registos de linguagem e formas de comunicação em função do contexto, em português e ou inglês;

b) Conhecimento especializado dos métodos estatísticos básicos para dar resposta às necessidades de...

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