Despacho n.º 7519/2016

Data de publicação07 Junho 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 7519/2016

A FAURECIA - Sistemas de Escape Portugal, Lda., é empresa constituída em 2001 que tem por objeto a produção de sistemas de escapes. A empresa é única em Portugal a desenvolver a atividade e propõe-se realizar um Projeto de Investimento (doravante apenas o «Projeto»), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo (Tipologia Inovação Produtiva Não PME), para aumentar a capacidade de produção da sua unidade fabril em Bragança, através da incorporação de tecnologias inovadoras que se revelam imprescindíveis para dotar a empresa da capacidade de fabrico de novos sistemas de escapes, em resultado da recente adjudicação de novos produtos e projetos.

O Projeto visa, em concreto, a produção (i) do novo Sistema de Escape AJ 200, componente a integrar os novos modelos automóveis das marcas Jaguar e Land Rover (nas versões diesel e gasolina), (ii) do Sistema de Escape DV NEO para o motor a diesel de novos modelos automóveis das marcas Peugeot e Citroën do Grupo PSA e, ainda, (iii) do Sistema de Escape K9K, direcionado para os motores de 1.5 diesel dos automóveis da marca Renault, para inclusão nas novas versões dos modelos Clio, Laguna e Megane.

O Projeto contribui para a inovação tecnológica, através da implementação de novas tecnologias mais flexíveis, de forma a permitir a adaptação às alterações ditadas pelo contexto produtivo, sendo também mais eficientes, nomeadamente no que respeita à utilização dos recursos produtivos.

A introdução destas novas tecnologias permite ainda que os novos produtos respeitem a norma europeia que limita as emissões de gases de combustão para os veículos novos vendidos na União, garantindo, assim, a possibilidade da sua comercialização enquanto veículos amigos do ambiente.

O Projeto propicia o aumento das exportações nacionais, tendo em conta que a quase totalidade dos produtos da FAURECIA - Sistemas de Escape Portugal, Lda., se destinam ao mercado externo, com um efeito de arrastamento sobre outras empresas, atendendo ao potencial de crescimento do volume de compras a fornecedores nacionais, quer para a realização de trabalhos de conservação e reparação das linhas de produção, quer para a aquisição de matérias-primas, serviços, ferramentas e utensílios, estimando-se a consequente criação de 200 postos de trabalho indiretos.

O montante de investimento em causa ascende a cerca de 41,5 milhões de euros, prevendo-se com o Projeto alcançar, no ano de 2024, um valor anual de vendas e serviços...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT