Despacho n.º 6622/2020

Data de publicação25 Junho 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoDefesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas

Despacho n.º 6622/2020

Sumário: Condecora civil com a medalha da cruz de São Jorge.

Sua Excelência Reverendíssima Dom Rino Passigato, Núncio Apostólico, é, desde 8 de novembro de 2008, Embaixador da Santa Sé em Portugal.

Durante a sua estadia, promoveu, consistentemente, o diálogo entre a Igreja Católica e as Forças Armadas, pautando a sua presença e ação por uma postura muito positiva, cordial, e de total cooperação, no seu relacionamento com as Forças Armadas, transmitindo, sempre, a todos os militares, votos de grande serenidade e confiança.

Sempre acreditou no Ordinariato Castrense e, por isso, sempre houve da sua parte um empenhamento pessoal para a existência de um Bispo próprio, e de um clero específico, para as Forças Armadas. Isso mesmo se constatou aquando da sucessão de Dom Januário Torgal Mendes Ferreira, quando, da parte do Dom Rino Passigato, foram incansáveis as diligências até que Dom Manuel Linda, entretanto nomeado Bispo Castrense, tomasse efetivamente posse. Também quando este prelado foi nomeado Bispo do Porto, Dom Rino Passigato tudo fez para que a sede do Ordinariato Castrense não ficasse vaga, mas continuasse a ter como Administrador Apostólico o mesmo Bispo do Porto.

Quando, posteriormente, houve a nomeação de Dom Rui Valério para Bispo da Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança, mais uma vez Dom Rino Passigato, de forma incansável, tudo vez para que este prelado procedesse à tomada de posse da sua diocese o mais rapidamente possível e de forma natural, o que efetivamente veio a suceder.

No desempenho do seu múnus apostólico e pastoral, fez chegar a todos os que servem Portugal nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança a ternura do Bom Pastor, contribuindo para uma boa e serena relação entre a Igreja e as Forças Armadas. Manteve, também, viva, a chama do sentido do serviço, como vocação de ambas as Instituições, e promoveu o sentido do ministério petrino, assente na caridade, levando a todos os que servem nas Forças Armadas, a certeza da sua fraterna solidariedade e empatia.

Pela dedicação e empenho em...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT