Despacho n.º 6108/2018

Data de publicação22 Junho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 6108/2018

A AMYRIS Bio Products Portugal, Unipessoal, Lda., foi constituída em 2017, no Porto, com o propósito de criar, em Portugal, um centro de I&D vocacionado para otimizar a eficiência do processo produtivo do Grupo norte-americano AMYRIS, um dos líderes a nível mundial em biotecnologia sintética, e identificar aplicações para os resíduos que dele resultam, permitindo reduzir os custos de produção e criar novas biomoléculas de elevado interesse industrial que potenciem o crescimento do modelo de negócio do Grupo e o tornem ainda mais competitivo.

A Universidade Católica Portuguesa, instituição universitária criada em 1967, ao abrigo da Concordata entre o Governo português e a Santa Sé, integra a Escola Superior de Biotecnologia que constitui uma unidade de excelência nacional e internacional no campo da bioengenharia.

A AMYRIS Bio Products Portugal, Unipessoal, Lda., e a Universidade Católica Portuguesa, reunidas em Consórcio, propõem-se realizar, em regime de copromoção, um Projeto de Investimento (o «Projeto»), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico previsto no Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, adotado pela Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro, alterada pela Portaria n.º 181-B/2015, de 19 de junho, pela Declaração de Retificação n.º 30-B/2015, de 26 de junho, pela Portaria n.º 328-A/2015, de 2 de outubro, pela Portaria n.º 211-A/2016, de 2 de agosto, pela Portaria n.º 142/2017, de 20 de abril, e pela Portaria n.º 360-A/2017, de 23 de novembro.

Este Projeto, designado «Alchemy», envolve um investimento de perto de 42.3 milhões de euros e visa a realização de investigação e desenvolvimento tendo em vista a valorização económica dos resíduos dos processos fermentativos, a manipulação do ADN de organismos e estirpes para aumentar a eficiência da produção de biomoléculas, a criação de uma nova geração de ferramentas de «design» de ADN e uma abordagem científica inovadora para acelerar a descoberta de aplicações disruptivas de novas biomoléculas.

O Projeto contribui de forma significativa para a economia nacional por representar um investimento de grande dimensão em investigação e desenvolvimento, focado nas áreas de microbiologia genética e engenharia metabólica e situado na linha da frente da bioinformática, uma área que tende, crescentemente, a tornar-se um dos principais fatores diferenciadores no mundo da engenharia genética.

O acesso ao mercado dos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT