Despacho n.º 6006/2020
Data de publicação | 03 Junho 2020 |
Section | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Despacho n.º 6006/2020
Sumário: Regista a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Comercial e Vendas do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto.
Instruído e apreciado, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, o pedido de registo da criação do curso técnico superior profissional de Gestão Comercial e Vendas, a ministrar pelo Instituto Português de Administração de Marketing do Porto;
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, conjugado com o disposto na alínea g) do n.º 2 do Despacho n.º 4443/2020, de 13 de abril:
Determino:
É registada, nos termos do anexo ao presente despacho, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Gestão Comercial e Vendas do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto.
28 de abril de 2020. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior: Instituto Português de Administração de Marketing do Porto.
2 - Curso técnico superior profissional:
T002 - Gestão Comercial e Vendas.
3 - Número de registo:
R/Cr 59/2020.
4 - Área de educação e formação:
341 - Comércio.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Gerir, planear, organizar e coordenar, de forma autónoma ou sob orientação e ou integração em equipa, as diferentes atividades que compõem a operação de venda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa e para a satisfação e a fidelização dos clientes;
5.2 - Atividades principais:
a) Elaborar relatórios de atividades comerciais;
b) Gerir clientes, de forma a propor o produto adequado, aplicando técnicas de negociação e vendas adequadas;
c) Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
d) Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico;
e) Avaliar os produtos da empresa, caraterizar o tipo de clientes, recolher informação sobre a concorrência e o mercado e propor melhorias de forma a satisfazer e fidelizar os clientes;
f) Elaborar estratégias de serviço pós-venda e de apoio ao cliente e gerir a receção e o tratamento de reclamações;
g) Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
h) Organizar e gerir a força de vendas.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas;
b) Conhecimentos fundamentais de marketing;
c) Conhecimentos fundamentais sobre a importância das...
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