Despacho n.º 5849/2018

Data de publicação14 Junho 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoAmbiente - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 5849/2018

A Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2015, de 30 de julho, é orientada pela visão de «Um país adaptado aos efeitos das alterações climáticas, através da contínua implementação de soluções baseadas no conhecimento técnico-científico e em boas práticas» e pelos objetivos de melhoria do conhecimento em matéria das alterações climáticas e seus impactes, de integração da adaptação em todas as políticas sectoriais e de implementação de medidas concretas.

O modelo de governação da ENAAC 2020 compreende um Grupo de Coordenação e um Painel Científico, para apoio e aconselhamento ao Grupo de Coordenação e aos trabalhos da Estratégia, bem como para acompanhamento da sua implementação e sugestão de melhorias, cabendo ao Grupo de Coordenação propor a sua constituição.

O Painel Científico da ENAAC 2020 foi constituído pelo Despacho n.º 7877/2017, de 7 de setembro.

Considerando que o Professor Henrique Manuel Roque Nogueira Cabral renunciou ao seu mandato, por motivos pessoais, e que o Grupo de Coordenação da ENAAC 2020 considera necessário proceder à sua substituição, foi proposto designar como novo membro o Professor Henrique José de Barros Brito Queiroga, Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Assim, atento o disposto no n.º 6 do referido Despacho n.º 7877/2017, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2.4.2 do Anexo III da Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2015, de 30 de julho:

1 - Aceito a renúncia ao mandato de membro do Painel Científico da ENAAC 2020 apresentada pelo Professor Henrique Manuel Roque Nogueira Cabral.

2 - Nomeio o Professor Henrique José de Barros Brito Queiroga para o Painel Científico da ENAAC 2020, cujo resumo biográfico é publicado em anexo ao presente despacho.

3 - Determino que a nomeação prevista no número anterior retroage os seus efeitos a 30 de agosto de 2017, data da nomeação dos restantes membros do Painel Científico da ENAAC 2020, e que vigora pelo prazo de três anos a contar dessa data.

4 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

4 de junho de 2018. - O Ministro do Ambiente, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes.

ANEXO

Henrique José de Barros Brito Queiroga (Professor)

Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro

Professor Associado com Agregação do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde leciona Ecologia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT