Despacho n.º 5599/2019

Data de publicação12 Junho 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoAdministração Interna - Gabinete do Ministro

Despacho n.º 5599/2019

O Bombeiro de 2.ª, Gonçalo Diogo Silva Monteiro, do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana, sempre norteou a sua conduta e ação, na proteção das pessoas, do património e do ambiente, de forma notavelmente solidária, devotando muito do seu tempo em prol da comunidade.

No passado dia 14 de dezembro de 2018 quando circulava com o seu veículo no bairro Mata da Torre, em São Domingos de Rana, apercebeu-se de fumo a sair pela janela de um edifício. Não estava de serviço ao corpo de bombeiros mas, de imediato, com risco da própria vida entrou no edifício e tentou retirar o maior número possível de pessoas.

Entrou, também, no apartamento que se encontrava a arder e tentou aceder à divisão em chamas por se aperceber que aí se encontrava alguém. Contudo não foi possível devido à intensidade das chamas e ao fumo intenso. Procurou ajuda no exterior e com a ajuda de agentes da PSP voltou ao interior do apartamento em chamas para tentar resgatar a pessoa que se encontrava no seu interior mas apesar dos esforços e do risco da própria vida não conseguiu salvar a moradora.

Após a chegada das equipas do corpo de bombeiros, o bombeiro Gonçalo Monteiro vestiu o equipamento de proteção individual da motorista da ambulância, colocou a ARICA e subiu ao 3.º andar onde retirou uma criança que se encontrava sozinha em casa.

O Bombeiro Gonçalo Monteiro atuou de forma abnegada, arriscando a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT