Despacho n.º 5052/2019

Data de publicação21 Maio 2019
SectionSerie II
ÓrgãoUniversidade de Lisboa - Faculdade de Medicina

Despacho n.º 5052/2019

Regulamento do Progress Test da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Após aprovação pelo Conselho Pedagógico, em reunião de 20 de março de 2019, homologo o Regulamento do Progress Test da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, nos termos do n.º 5 do artigo 28.º dos Estatutos, publicados por Despacho n.º 5323-A/2018, Diário da República, 2.ª série n.º 102 de 28 de maio e cujo texto se publica em anexo.

2 de abril de 2019. - O Diretor, Prof. Doutor Fausto J. Pinto.

ANEXO

Regulamento do Progress Test da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Artigo 1.º

Natureza

1 - O Progress Test é uma prova realizada anualmente sob a coordenação do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, doravante FMUL, em colaboração com o Departamento de Educação Médica (DEM).

2 - Esta prova consiste na realização de um exame único a aplicar a estudantes em diferentes fases de um mesmo programa curricular (1.º ao 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina).

Artigo 2.º

Objetivo

1 - A prova visa permitir uma visão longitudinal da aquisição de conhecimentos durante os dois ciclos do Mestrado Integrado em Medicina e pretende promover uma aprendizagem e avaliação centrada no raciocínio clínico.

2 - A prova, atento o seu objetivo, tem um caráter formativo para o estudante e informativo para a FMUL e não tem qualquer impacto na avaliação curricular dos estudantes que a realizem.

Artigo 3.º

Âmbito

1 - Todos os estudantes, do primeiro ao sexto ano, dos dois ciclos de estudo do mestrado integrado em medicina da FMUL podem realizar a prova, sendo a mesma de caráter facultativo.

2 - A inscrição é realizada através de uma plataforma digital da FMUL até 15 dias antes da sua data efetiva.

Artigo 4.º

Estrutura da Prova

1 - A elaboração do enunciado da prova é da competência do Conselho Pedagógico da FMUL em colaboração com o DEM, com a colaboração dos Regentes das várias unidades curriculares envolvidas no ciclo de estudos integrados em medicina da FMUL.

2 - A prova tem as seguintes caraterísticas:

a) Integra um conjunto de conteúdos e respetivas questões que visam avaliar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio clínico que um médico, no final da sua formação pré-graduada e sem formação médica especializada, deve possuir;

b) É abrangente e contempla as diferentes áreas de conhecimento, refletidas nas unidades curriculares que compõem o currículo pré-clínico e clínico do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL;

c) Consta de 150 questões construídas, preferencialmente, a partir de uma vinheta clínica, de escolha múltipla com seleção da resposta mais correta (Single Best Answer - SBA) entre cinco respostas possíveis, sendo cotada com um ponto cada resposta certa. Independentemente de o tópico da pergunta ter uma índole clínica ou pré-clínica, a questão deve procurar avaliar a integração de conhecimentos na perspetiva da aplicação clínica;

d) Tem a duração de 240 minutos e será ministrada em duas partes, I e II, com duração de 120 minutos cada, intercedidas por um intervalo de até 60 minutos; A prova decorrerá fora dos períodos letivos regulares semanais (ex. sábado) e no fim do ano letivo;

e) A não realização de uma das partes implica a não avaliação da prova.

Artigo 5.º

Locais e Horário

1 - A prova realiza-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa ou num outro espaço físico disponibilizado pela Universidade de Lisboa.

2 - Aos candidatos portadores de necessidades especiais pode ser concedido tempo adicional, mediante deliberação do Conselho Pedagógico da FMUL.

3 - Para os efeitos previstos no número anterior, devem os candidatos, no prazo de inscrição, formalizar o respetivo pedido ao Conselho Pedagógico da FMUL, indicando os respetivos motivos.

Artigo 6.º

Organização da Prova

1 - A prova é da responsabilidade do Conselho Pedagógico da FMUL, em colaboração com o DEM, e com o apoio de Área Académica da FMUL.

2 - O...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT