Despacho n.º 2390/2019

Data de publicação11 Março 2019
SectionSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Adjunto e Economia - Gabinetes do Ministro Adjunto e da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 2390/2019

A CMP - Cimentos Maceira e Pataias, S. A. (CMP), integra o Grupo Secil e, para além do fabrico de cimento, dedica-se, desde 2016, à produção de microalgas na ALGAFARM, unidade criada para sequestrar e mitigar o dióxido de carbono decorrente do processo de produção de cimento através das microalgas.

A NECTON - Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, S. A. (NECTON), criada em 1997, atua no setor da biotecnologia marinha, tendo-se especializado na produção e comercialização de sal marinho tradicional e de microalgas.

A VALORGADO - Agricultura e Pecuária, Lda. (VALORGADO), constituída em 2006, dedica-se à produção animal, especialmente à suinicultura e bovinicultura, que comercializa através dos agrupamentos de produtores a que pertence.

A CASTELBEL - Artigos de Beleza, S. A. (CASTELBEL), situada no Norte de Portugal, fabrica e comercializa sabonetes e outros produtos de luxo perfumados para a casa e para o corpo, combinando um design de excelência com as melhores fragrâncias e as mais cuidadas formulações.

A Ernesto Morgado, S. A. (Ernesto Morgado), fundada em 1920 no Vale do Mondego, é a mais antiga indústria de arroz em Portugal e opera, desde 2006, uma das fábricas de arroz tecnologicamente mais avançadas do mundo, produzindo também refeições prontas a comer.

A Empresa Figueirense de Pesca, Lda. (EFP), criada em 1934 para o processamento de bacalhau, está atualmente presente nos cinco continentes e fornece os mais reputados nomes da cosmética mundial, tendo, através de um enorme investimento em inovação, diversificado a gama dos seus produtos e entrado, em 2014, nos segmentos dos produtos de origem vegetal e dos pré-formulados cosméticos

A Allmicroalgae - Natural Products, S. A. (ALLMICROALGAE), que integra o Grupo Secil, adquire a totalidade da produção da CMP e, através da marca própria «allma» registada a nível europeu, comercializa as microalgas de forma direcionada para os setores animal, alimentar e cosmético.

A VAISA - Agricultura Intensiva, S. A. (VAISA), que integra o Grupo Vitacress, estabeleceu-se em 1982 e tem como atividade o cultivo de produtos hortícolas, raízes e tubérculos, possuindo um dos maiores locais de cultivo de agrião na Europa continental, com produção durante todo o ano.

A Narciso Dias & Filhos, Lda. (Narciso Dias), criada em 1930, aproveita os subprodutos de outras fábricas de peixe como matéria-prima para a produção de farinhas para rações utilizadas na alimentação de peixes, porcos e aves e de óleos destinados a produtos de beleza, sendo uma das poucas unidades industriais deste tipo no País.

O LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR), constituído em 1982 como Associação de Municípios, é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que integram o Grande Porto: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

O CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) é um centro de I&D que tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico e o apoio a políticas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária e tem por missão a concretização da política científica e a realização de investigação de suporte a políticas públicas, na defesa dos interesses nacionais e na prossecução e aprofundamento de políticas comuns da União Europeia.

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLEIRIA), presente na região de Leiria e Oeste através das suas cinco escolas superiores, iniciou a sua atividade em 1980 e é uma instituição pública de ensino superior empreendedora e inovadora com um ecossistema de IDI dinâmico e robusto fortemente orientado para a economia e para a sociedade.

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), o maior laboratório do Ministério da Economia, está...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT