Despacho n.º 15483/2016

Data de publicação26 Dezembro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 15483/2016

A Celulose Beira Industrial (CELBI), S. A. (CELBI), empresa que integra o Grupo ALTRI, propõe-se realizar um Projeto de Investimento (o "Projeto") ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo (Inovação Produtiva Não PME), que consiste na realização de investimentos que consubstanciam uma alteração fundamental do processo global de produção e configuram inovações ao nível internacional.

Os investimentos em causa visam a intervenção nas etapas de descasque e destroçamento de madeira e de lavagem e branqueamento, possibilitando uma total transformação destas atividades que condicionam todas as etapas subsequentes do processo, garantindo a obtenção das condições adequadas para produzir novos tipos de pasta de papel: pastas premium de brancura elevada e pastas de baixo teor em organoclorados para o mercado do papel tissue.

As novas tecnologias a utilizar no processo de produção correspondem ao estado da arte, permitindo dotar a CELBI da maior unidade do mundo para descasque de rolaria de eucalipto e contribuindo, de forma decisiva, para a introdução de ganhos operacionais importantes. Tais ganhos traduzem-se numa racionalização significativa de alguns custos diretos de produção e potenciam um conjunto de vantagens competitivas determinantes para a performance futura da empresa e para a afirmação do seu posicionamento internacional.

A concretização do Projeto permitirá à CELBI continuar a assegurar a preparação e descasque da madeira de forma eficiente e competitiva, deste modo valorizando a produção da fileira florestal nacional.

A CELBI tornar-se-á a única detentora em Portugal, e na Europa, deste processo industrial, de muito elevada capacidade e complexidade, integrando-se num muito restrito grupo de empresas, a nível mundial, detentoras destas tecnologias e desta dimensão de processo.

O Projeto tem impacto significativo nas atividades a montante e jusante da cadeia de valor, essencialmente nas PME, contribuindo para o acréscimo das relações da CELBI com um conjunto de empresas fornecedoras de matérias-primas, produtos químicos, materiais e outros equipamentos, bem como, de empresas prestadoras de serviços de transporte e de assistência técnica, muitas delas localizadas na área da empresa.

Está previsto um acréscimo significativo das compras e subcontratação de serviços a empresas nacionais superior a 12 milhões de euros quando comparado com o ano pré-projeto.

Em 2020, as Compras e os Fornecimentos e Serviços...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT