Despacho n.º 1495/2017

Data de publicação14 Fevereiro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoEconomia - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica

Despacho n.º 1495/2017

Considerando,

O enquadramento decorrente da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, aplicável tanto a trabalhadores com relação jurídica de emprego público titulada por contrato de trabalho em funções públicas como em regime de nomeação;

Que é de toda a conveniência simplificar e uniformizar a regulamentação da duração, organização do tempo de trabalho, horário de trabalho e controlo de assiduidade e pontualidade aplicável a todos os trabalhadores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), atualizando a existente na sequência da entrada em vigor da Lei n.º 18/2016, de 20 de junho, que restabeleceu as 35 horas de trabalho semanal na Administração Pública;

Que nos termos dos artigos 74.º e 75.º da LTFP, a entidade empregadora pública pode elaborar regulamentos internos do órgão ou serviço contendo normas de organização e disciplina no trabalho;

Após audição da Associação Sindical dos Funcionários da ASAE, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, do Sindicato Nacional dos Profissionais da ASAE, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, é aprovado o Regulamento de Horário de Trabalho da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, constante do Anexo ao presente despacho e que dele faz parte integrante.

2 de fevereiro de 2017. - O Inspetor-Geral, Pedro Portugal Gaspar.

ANEXO

Regulamento de Horário de Trabalho da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica

CAPÍTULO I

Disposições gerais

Artigo 1.º

Objeto e âmbito de aplicação

1 - O presente Regulamento estabelece as normas referentes à duração, organização do tempo de trabalho, horário de trabalho e controlo de assiduidade e pontualidade dos trabalhadores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

2 - O disposto neste Regulamento é aplicável aos trabalhadores ao serviço da ASAE com relação jurídica de emprego público titulada por contrato de trabalho em funções públicas bem como em regime de nomeação.

CAPÍTULO II

Duração e organização do tempo de trabalho

Artigo 2.º

Período de funcionamento dos serviços

1 - Entende-se por período de funcionamento o intervalo de tempo diário durante o qual os órgãos e serviços exercem a sua atividade.

2 - O período de funcionamento dos serviços da ASAE decorre nos dias úteis, entre as 8 horas e as 20 horas.

Artigo 3.º

Período de atendimento

1 - Entende-se por período de atendimento o período durante o qual os serviços da ASAE estão abertos para atendimento ao público.

2 - O período de atendimento abrange os períodos da manhã e da tarde.

3 - Os períodos de atendimento ao público decorrem, nos dias úteis:

a) Na tesouraria, das 9 horas e 30 minutos às 16 horas e 30 minutos;

b) Na receção da Sede e nos serviços desconcentrados, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas;

c) Na Divisão de Gestão das Contraordenações, das 9 horas e 30 minutos às 12 horas e 30 minutos e das 14 horas às 16 horas e 30 minutos;

Artigo 4.º

Período normal de trabalho e duração semanal

1 - O período normal de trabalho tem a duração de sete horas por dia e de trinta e cinco horas por semana.

2 - A semana de trabalho é, em regra, de cinco dias, tendo os trabalhadores direito a um dia de descanso semanal, acrescido de um dia de descanso complementar, que devem coincidir com o domingo e o sábado, respetivamente.

3 - O período normal de trabalho diário é obrigatoriamente interrompido por um intervalo de descanso de duração não inferior a uma hora nem superior a duas horas, de modo a que os trabalhadores não prestem mais de cinco horas consecutivas de trabalho, salvo o disposto no capítulo seguinte.

CAPÍTULO III

Horários de trabalho

Artigo 5.º

Trabalhadores em regime de contrato de trabalho em funções públicas

1 - A modalidade de trabalho praticada pelos trabalhadores da ASAE em regime de contrato de trabalho em funções públicas é o horário flexível, que não pode afetar o regular e eficaz funcionamento dos serviços.

2 - O Inspetor-Geral pode ainda autorizar, por conveniência dos serviços e sob proposta fundamentada, as seguintes modalidades de horário de trabalho:

a) Horário rígido;

b) Horário desfasado;

c) Jornada contínua;

d) Meia jornada.

Artigo 6.º

Trabalhadores em regime de nomeação

1 - Os trabalhadores da ASAE em regime de nomeação, integrados nas carreiras de inspeção, atendendo ao regime de disponibilidade a que estão vinculados, têm um horário específico em que a programação do trabalho e o respetivo horário são definidos semanalmente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT