Despacho n.º 1345/2017

Data de publicação08 Fevereiro 2017
SeçãoSerie II
ÓrgãoEducação - Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Despacho n.º 1345/2017

A Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei n.º 5/2007, de 16 de janeiro, admite o reconhecimento do interesse público de eventos desportivos, por despacho do membro do Governo responsável pela área do desporto.

Entre 15 e 19 de fevereiro de 2017 realizar-se-á a 43.ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta, que contará com a participação de 25 equipas, 12 das quais integrantes do circuito mundial, com um pelotão estimado de 200 corredores, oriundos de, pelo menos, 23 países. No total, entre ciclistas, equipas técnicas, árbitros, elementos da organização e profissionais da comunicação social, prevê-se o envolvimento de mais de 1000 participantes.

Trata-se, pois, de um evento de referência do calendário internacional da modalidade para o ano de 2017, cuja relevância desportiva e qualidade organizativa foram reconhecidas pela União Ciclista Internacional através da promoção da prova à categoria 2.HC, a mais elevada dos circuitos continentais.

A dimensão deste evento é bem representativa da tradição, no País e, em particular, na região, de uma modalidade caracterizada pela espetacularidade e pela envolvência das populações, e constitui um claro estímulo ao aumento da prática desportiva, designadamente junto dos jovens, que poderão assistir, ao vivo, a uma competição disputada ao mais alto nível por alguns dos melhores ciclistas e equipas da atualidade.

Fruto da qualidade competitiva que lhe é reconhecida, a Volta ao Algarve atrai aos concelhos da região um número considerável de visitantes nacionais e estrangeiros, o que gera um significativo impacto económico, suscetível de atenuar a sazonalidade própria da atividade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT