Despacho n.º 12039/2016

Data de publicação10 Outubro 2016
SeçãoSerie II
ÓrgãoNegócios Estrangeiros e Economia - Gabinetes do Ministro da Economia e do Secretário de Estado da Internacionalização

Despacho n.º 12039/2016

A RENOVA - FÁBRICA DE PAPEL DO ALMONDA, S. A. (RENOVA), empresa constituída em 1939, propõe-se realizar um Projeto de Investimento (o "Projeto"), ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial e Empreendedorismo (Tipologia Inovação Produtiva Não PME), que consiste na aquisição de uma nova máquina de papel com capacidade de produção de cerca de 32 000 toneladas/ano e na construção do edifício destinado à sua instalação, bem como na expansão do armazém de bobines e matérias-primas e na realização de um projeto de engenharia civil/processo.

A nova máquina de papel permite a utilização, pela primeira vez a nível nacional e europeu, de um novo processo de produção de papel tissue, que não só é mais eficiente como proporciona assinaláveis vantagens em termos de qualidade e de economia de matérias-primas e de energia.

Este processo produtivo permite à RENOVA obter um produto com espessura e capacidade de absorção de água superior aos produtos fabricados com recurso à tecnologia convencional, assim como a introdução de novos produtos premium.

Associado ao aumento de produção da sua unidade de Torres Novas, a RENOVA planeia instalar, em França, uma unidade de transformação de papel tissue com forte potencial de expansão futura e uma capacidade adequada ao volume de vendas nos mercados da Bélgica, da França, do Luxemburgo e dos Países Baixos, que ronda as 8000 toneladas/ano, ou seja, cerca de 10 % das vendas totais do Grupo ALMONDA.

Estes investimentos combinados permitem à RENOVA centralizar em Portugal a sua produção de papel em bobine, reduzindo o preço de transporte, reforçar o seu posicionamento diferenciado e único e aumentar a sua dimensão face às grandes empresas existentes no setor a nível mundial.

Com o Projeto prevê-se que, em 2021, o volume de negócios da RENOVA aumente para 143,7 milhões de euros, verificando-se também o acréscimo para 60,1 milhões de euros das exportações da empresa.

O Projeto possibilita a criação de cinco postos de trabalho permanentes altamente qualificados, numa região de baixa densidade populacional e de indicadores de riqueza inferiores à média nacional, para além da requalificação de três postos de trabalho já existentes e a implementação de um plano de formação/qualificação com recurso a centros de saber e entidades não empresariais do Sistema de Investigação & Inovação.

O Projeto contribui ainda para a criação e manutenção de um número significativo de postos de trabalho indiretos no setor de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT