Despacho n.º 17551/2008, de 30 de Junho de 2008

Despacho n. 17551/2008

Nos termos do disposto no n. 1 do artigo 23. da Lei n. 63/2007, de 6 de Novembro, ouvido o Conselho de Chefes de Estado -Maior, é nomeado comandante -geral da Guarda Nacional Republicana o tenente--general Luís Nelson Ferreira dos Santos, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais comummente reconhecidas sáo patentes no curriculum vitae anexo.

O presente despacho produz efeitos a partir de 6 de Maio de 2008.

26 de Maio de 2008. - O Primeiro -Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira. - O Ministro da Administraçáo Interna, Rui Carlos Pereira.

Nota curricular

Dados pessoais:

Nome - Luís Nelson Ferreira dos Santos;

Tenente -general desde 19 de Outubro de 2004. Data de nascimento - 9 de Maio de 1949; Local de nascimento - Porto;

Estado civil - casado.

Habilitaçóes académicas e profissionais:

Curso de infantaria da Academia Militar;

Curso de promoçáo a capitáo;

Curso geral de comando e estado -maior; Curso superior de Comando e Direcçáo; Curso de transmissóes das armas.

Cargos/funçóes exercidas:

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgáos do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

Como oficial subalterno (1970 a 1975) foi comandante de pelotáo e instrutor na Escola Prática de Infantaria e no Regimento de Comandos. Após a promoçáo a capitáo, exerceu as funçóes de comandante de companhia nos Regimentos de Infantaria de Viseu, Tomar e Porto e na Primeira Brigada Mista Independente.

Promovido a major em 1984, foi nomeado adjunto da Repartiçáo de Pessoal e, posteriormente, da Repartiçáo de Operaçóes do Quartel General da Regiáo Militar Norte. Por escolha, desempenhou funçóes (comandante operacional, chefe da repartiçáo de operaçóes e 2. comandante) na Brigada n. 4 da Guarda Nacional Republicana, entre 1986 e 1995.

Regressado ao Exército, prestou serviço no Quartel General da Regiáo Militar Norte, na chefia dos Serviços de Transportes do Exército e na Academia Militar como comandante do Corpo de Alunos.

Após ter frequentado o curso superior de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT