Despacho (extrato) n.º 6069/2020

Data de publicação04 Junho 2020
SeçãoSerie II
ÓrgãoAmbiente e Ação Climática - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.

Despacho (extrato) n.º 6069/2020

Sumário: Classifica de interesse público o conjunto arbóreo que constitui a mata de recreio da Casa da Ribeira, sito no lugar de Ribeira, freguesia de Ponte, do concelho de Guimarães.

Pelo meu despacho de 27 de novembro de 2019, nos termos do disposto nos artigos 3.º e 4.º da Lei n.º 53/2012, de 5 de setembro e dos artigos 4.º, 5.º, 6.º e 7.º da Portaria n.º 124/2014, de 24 de junho, considerando que:

O Município de Guimarães requereu a classificação de interesse público do arvoredo que constitui a mata da Casa da Ribeira, situada no lugar de Ribeira, freguesia de Ponte, concelho de Guimarães, distrito de Braga, ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 3.º da Lei n.º 53/2012, de 5 de setembro - Regime jurídico de classificação de arvoredo de interesse público.

Na apreciação do arvoredo proposto para classificação concluiu-se que apenas o arvoredo existente num antigo jardim contíguo à Casa Principal, uma pequena mata de recreio com uma superfície aproximada de 0,76 ha, possui características de relevante interesse público, uma vez que a restante parte da mata é constituída por exemplares da espécie Eucalyptus globulus Labill. sem atributos passíveis de justificar a sua classificação.

A Casa da Ribeira é uma casa senhorial de uma quinta rústica, cuja memória se perde no tempo, que apresenta para Norte uma zona arborizada, da qual se destaca uma parcela delimitada e percorrida por caminhos empedrados e parcialmente marginados por renques de Agapanthus, constituída por arvoredo pertencente a mais de 30 espécies diferentes, predominantemente exóticas, onde as espécies arbóreas, com uma altura aproximada de 30 m, formam um copado contínuo. Esta zona é contígua à Casa Principal e identifica-se como uma pequena mata de recreio ao estilo e cultura de finais do século XIX princípios do século XX, em que havia o gosto pelo colecionismo de plantas oriundas do oriente e do continente americano. Das espécies presentes, relevam-se pela singularidade dos seus exemplares a Sequoia sempervirens, Pinus strobus, Cedrus deodara, Liriodendron tulipifera, Liquidambar styraciflua, Cupressus lusitanica, Fagus sylvatica e um exemplar antigo de Quercus robur situado em frente da Casa Principal, no início do caminho que cruza a mata.

O arvoredo apresenta bom estado vegetativo e sanitário, encontra-se em bom estado de conservação, não aparentando risco sério para a segurança de pessoas e de bens e não se encontra sujeito ao cumprimento de medidas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT