Despacho conjunto n.º 378/2003, de 02 de Maio de 2003

Despacho conjunto n.º 378/2003. - Considerando que a Lei n.º 49/99, de 22 de Junho, prevê no seu artigo 3.º, n.º 2, que o recrutamento para o cargo de director-geral ou equiparado é feito por escolha, de entre indivíduos licenciados, vinculados ou não à Administração Pública, que possuam aptidão e experiência profissional adequada ao exercício das respectivas funções; Considerando que o Prof. Doutor Luís Filipe Requicha Ferreira reúne, para além dos requisitos gerais para o exercício de cargos dirigentes, o perfil especificamente adequado ao desempenho do cargo de director-geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, atento o seu currículo profissional, nomeadamente no que concerne à sua rica e diversificada experiência nos domínios da docência universitária e da direcção de instituições do ensino superior, que se revela indispensável ao cabal desempenho do supraditocargo.

Ao abrigo das disposições conjugadas nos n.os 1 e 6, alínea a), do artigo 18.º e no artigo 3.º da Lei n.º 49/99, de 22 de Junho, e tendo em conta a alínea c) do artigo 4.º, o n.º 7 do artigo 11.º e o artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 205/2002, de 7 de Outubro, determina-se o seguinte: 1 - É nomeado director-geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência e do Ensino Superior o Prof. Doutor Luís Filipe Requicha Ferreira.

2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da posse.

19 de Março de 2003. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

- O Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce de Faria.

Curriculum vitae (versão resumida) Nome - Luís Filipe Requicha Ferreira.

Data de nascimento - 31 de Maio de 1949.

Naturalidade - Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, Viseu.

Estado civil - casado.

Habilitaçõesacadémicas: Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo de Telecomunicações (FEUP 1971); Doutoramento em Física Nuclear (Universidade de Victoria, Manchester, Inglaterra,1980).

Outras habilitações (pós-graduação) - curso de Auditores de Defesa Nacional (Instituto de Defesa Nacional, ano lectivo de 1990-1991).

Associações profissionais a que pertence: Ordem dos Engenheiros; Sociedade Portuguesa de Física.

Actividades profissionais e outras, pós-licenciatura: 1971 - prof. auxiliar do I. I. Porto; 1972-1074 - serviço militar obrigatório, Marinha de Guerra Portuguesa (segundo-tenente, da res. naval); 1972 (Novembro)-1980 - assistente da Universidade de Coimbra, Departamento deFísica; 1977-1980 - doutoramento em Manchester...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT