Despacho n.º 8517/2008, de 24 de Março de 2008

Despacho n. 8517/2008

Considerando que as crescentes exigências em matéria de transportes obrigam a sistemáticas intervençóes, que visam elevar os níveis de qualidade, designadamente no que respeita à segurança;

Considerando que, em matéria de segurança ferroviária, estáo em curso, em todo o País, diversas acçóes, que visam a reduçáo do índice de sinistralidade em passagens de nível, quer através da sua supressáo, quer da melhoria das condiçóes de segurança no seu atravessamento;

Neste quadro, assume vital importância a construçáo de uma passagem superior ao caminho -de -ferro, ao quilómetro 98+308 da Linha do Oeste.

Por isso, torna -se imprescindível a expropriaçáo das parcelas de terreno necessárias à sua construçáo, cuja implantaçáo se localiza para além dos actuais limites do domínio público ferroviário.

Considerando o interesse nacional de que se reveste a construçáo das infra -estruturas acima referidas e das respectivas obras complementares, nos termos e ao abrigo da delegaçáo de competências constante do

Despacho n° 26 681/2007, publicado no Diário da República n° 224, 2a série, de 21 de Novembro de 2007;

Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional - REFER, EP, considerando que para a materializaçáo das referidas obras é indispensável a expropriaçáo das mencionadas parcelas de terreno, no uso dos poderes conferidos pelos artigos 1°, 3°, 14°, n° 1, alínea a), e 15°, todos do Código de Expropriaçóes, aprovado pela Lei n° 168/99, de 18 de Setembro, e tendo em vista o atempado desenvolvimento dos trabalhos, determino o seguinte:

  1. A declaraçáo utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriaçáo das já citadas parcelas de terreno, constantes da planta e mapa de áreas, que em anexo se publicam.

  2. Autorizar a REFER, E.P., a tomar posse administrativa das parcelas de terreno anteriormente referidas, ao abrigo do n° 1 do artigo 19° do citado Código.

  3. Os encargos com as expropriaçóes sáo de responsabilidade da REFER, E.P., para os quais dispóe de cobertura financeira.

20 de Dezembro de 2007. - A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Mendes Vitorino.de

MAPA DE ÁREAS

Linha do Oeste

Cacém - Caldas da Rainha

Passagem superior ao quilómetro 95+308

Distrito: Leiria

Concelho: Bombarral

Freguesia: Roliça Data: 27 de Novembro de 2006

Número do desenho Número da parcela Proprietário e morada

Referências Áreas a expropriar (metros quadrados)

Ónus servidáo (metros quadrados)

Matriz Registo predial Plena via Caminhos paralelos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT