Decreto Regulamentar n.º 92/82, de 30 de Novembro de 1982

Decreto Regulamentar n.º 92/82 de 30 de Novembro 1. O crescimento constante dos encargos sociais face à limitação dos recursos disponíveis, cujo ritmo de crescimento, sobretudo em situação de crise económica, pode não acompanhar a evolução das despesas, aconselha a máxima ponderação nos aumentos dos montantes das prestações sociais.

Esta afirmação é essencialmente verdadeira quando se trate de actualizar as pensões de invalidez, velhice e sobrevivência dos regimes da segurança social, atento o elevado número de pensionistas, que resulta de múltiplos factores de diversa natureza.

Entre esses factores pode citar-se, nomeadamente, o acentuado envelhecimento da população e o acesso abusivo ou indiscriminado a prestaçõessociais.

Em relação a estes últimos aspectos o Governo tem vindo a introduzir, de forma sistemática e tão eficaz quanto possível, medidas concretas, algumas das quais são susceptíveis de produzir efeitos imediatos e outras que só a prazo podem atenuar ou diluir excessos resultantes de normas demasiado permissivas.

  1. A própria situação de crise económica que se atravessa neste momento e que encontra paralelo e relações de causalidade em situações idênticas que afectam a generalidade dos países e nas suas determinantes aconselha, porém, igualmente, o aumento, ainda que moderado, das prestações sociais, pelos efeitos que produz na desvalorização das referidas prestações, atingindo exactamente as pessoas de mais baixo nível de rendimentos.

    As medidas já atrás referidas, na óptica da moralização no acesso às prestações a que correspondem medidas semelhantes em ordem à regular cobrança das receitas devidas bem como a adequada avaliação e eventual redefinição do problema das fontes de financiamento das despesas sociais, permitem, porém, encarar como provável uma relativa contenção ou abrandamento na já referida divergência dos ritmos de crescimento das despesas e das receitas.

    Foi tendo presentes factores desta ordem que o Governo oportunamente assumiu, como um compromisso, o princípio de actualização periódica das prestações sociais e procede agora à actualização das pensões, embora um pouco por todo o lado tenham lugar sensíveis restrições directas ou indirectas de gastos sociais.

  2. Além de aspectos de pormenor de índole técnica relacionados sobretudo com certos regimes especiais de grupos reduzidos de pensionistas, o presente diploma procede fundamentalmente à actualização das pensões.

    Como regra mais geral, a actualização situa-se no nível dos 19% do valor das pensões regulamentares, isto é, das pensões a que efectivamente os pensionistas têm direito.

    Em muitos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT