Decreto Regulamentar n.º 70/86, de 10 de Dezembro de 1986

Decreto Regulamentar n.º 70/86 de 10 de Dezembro Definidas as bases fundamentais delimitadoras da estrutura dos diversos serviços sociais do ensino superior, através do Decreto-Lei n.º 132/80, de 17 de Maio, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 125/84, de 26 de Abril, impõe-se, nos termos do artigo 39.º daquele normativo, regulamentar os Serviços Sociais da Universidade de Évora, por forma a permitir o seu normal funcionamento.

Na prossecução deste objectivo procurou-se em conta a exigência fundamental de respeito pelos legítimos interesses e muito justas expectativas dos trabalhadores dos Serviços Sociais, devidamente consignada no preâmbulo do referido decreto-lei.

As disposições do presente decreto regulamentar reflectem ainda a preocupação de atender à especificidade dos Serviços em termos de organização estrutural adequada às suas necessidades, no presente e a médio prazo, sempre com vista a uma realização integral dos objectivos que presidiram à sua criação.

Assim: Em cumprimento do disposto no artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 132/80, de 17 de Maio, o Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I Natureza e atribuições Artigo 1.º Os Serviços Sociais da Universidade de Évora, adiante designados por SSUE, são uma pessoa colectiva de direito público dotada de autonomia administrativa e financeira e funcionam na Universidade de Évora, Art. 2.º Os SSUE têm por fim a concessão de auxílios económicos aos estudantes carecidos de recursos, tendo em vista proporcionar-lhes melhores condições para se consagrarem ao estudo, bem como a prestação de outros serviços aos estudantes em geral, com o objectivo de melhorar as suas condições de vida, trabalho e uma mais completa formação académica, no contexto da política de acção social escolar superiormente definida.

Art. 3.º - 1 - A acção social escolar a desenvolver pelos SSUE beneficiará todos os estudantes interessados, desde que estejam matriculados na Universidade de Évora e preencham as condições legalmente estabelecidas.

2 - Os estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino superior não integrados na Universidade de Évora que não sejam abrangidos pela acção social de quaisquer outros serviços sociais do ensino superior poderão beneficiar da acção desenvolvida pelos SSUE, nos termos do disposto nos númerosseguintes.

3 - O alargamento do âmbito dos SSUE a estabelecimentos de ensino superior não integrados na Universidade de Évora dependerá de propostas a dirigir ao presidente pelos órgãos responsáveis pela gestão dos estabelecimentos interessados, por sua iniciativa ou a solicitação dos estudantes neles matriculados.

4 - As propostas serão submetidas à apreciação do conselho geral e do conselho administrativo dos SSUE, após o que serão presentes ao Conselho de Acção Social do Ensino Superior (CASES) para aprovação.

5 - Cumprindo o disposto no número anterior, o CASES proporá ao Ministro da Educação e Cultura o alargamento do âmbito dos SSUE aos estudantes matriculados nos estabelecimentos de ensino em causa.

6 - Os trabalhadores dos SSUE e dos estabelecimentos de ensino superior incluídos no seu âmbito, nos termos do disposto nos n.os 3, 4 e 5, poderão beneficiar dos serviços de alimentação dos SSUE, mediante acordo a estabelecer com a Obra Social do Ministério da Educação, desde que a utilização desses serviços não prejudique os estudantes por eles beneficiados.

Art. 4.º - 1 - No domínio da concessão de auxílios económicos aos estudantes carecidos de recursos, compete aos SSUE: a) Conceder bolsas e subsídios de estudo; b) Conceder empréstimos; c) Propor a concessão de isenção ou redução de propinas.

2 - No domínio da prestação de serviços aos estudantes em geral compete, nomeadamente, aos SSUE: a) Providenciar pela criação, manutenção e funcionamento de residências, refeitórios, bares e snack-bars; b) Desenvolver actividades de informação e procuradoria, promovendo a divulgação, ampla e permanente, dos meios de acção social escolar postos à disposição dos estudantes; c) Apoiar actividades culturais e de ocupação de tempos livres dos estudantes; d) Cooperar com o Ministério dos Negócios Estrangeiros no apoio aos estudantes oriundos dos países de expressão oficial portuguesa, bem como a todos os estabelecimentos estrangeiros a que se refere o n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 132/80, de 17 de Maio, quando abrangidos no âmbito dos SSUE; e) Desenvolver outras actividades que pela sua natureza se enquadrem nos fins gerais da acção social escolar.

CAPÍTULO II Órgãos, serviços e suas competências SECÇÃO I Órgãos e suas competências Art. 5.º Os SSUE têm os seguintes órgãos: a) O presidente; b) O conselho geral; c) O conselho administrativo.

Art. 6.º O cargo de presidente do SSUE é inerente ao cargo de reitor da mesmaUniversidade.

Art. 7.º - 1 - Compete ao presidente dirigir superiormente os SSUE e orientar e coordenar as suas actividades, designadamente: a) Assegurar a gestão corrente dos Serviços; b) Representar e fazer representar os SSUE em quaisquer actos ou contratos em que hajam de intervir, em juízo e fora dele; c) Presidir ao conselho geral e ao conselho administrativo; d) Elaborar os planos anuais e plurianuais de actividades e submetê-los à aprovação do CASES, obtida a concordância do conselho geral; e) Assegurar a execução dos planos aprovados; f) Conceder empréstimos e atribuir bolsas de estudo, subsídios e outros benefícios pecuniários, de acordo com os regulamentos em vigor; g) Elaborar e apresentar ao conselho geral o relatório anual de actividades; h) Submeter ao CASES os projectos de regulamentos e assuntos relativos ao funcionamento dos SSUE que careçam de apreciação superior.

2 - O presidente poderá receber do Ministro da Educação e Cultura a delegação de competências para despachar assuntos relativos a funções de administração geral, considerando-se como tais as que respeitem às actividades correntes dos SSUE e à gestão dos respectivos recursos humanos.

3 - O presidente será coadjuvado nas suas funções por um vice-presidente, no qual poderá delegar algumas das suas competências.

Art. 8.º - 1 - O conselho geral tem a seguinte composição: a) O presidente dos SSUE, que preside; b) O vice-presidente dos SSUE; c) O administrador da Universidade de Évora; d) Três docentes designados pelo reitor; e) Dois representantes dos estudantes bolseiros dos SSUE, sendo um deles necessariamente alojado em residência universitária; f) Dois representantes das associações de estudantes da Universidade de Évora.

2 - Os membros do conselho geral a que se refere a alínea d) do número anterior serão designados para mandatos bienais, até 31 de Dezembro.

3 - O regulamento eleitoral para designação dos representantes dos estudantes previstos na alínea e) do n.º 1 deste artigo deverá ser apresentado pelos interessados ao Ministro até 30 dias após publicação do presente diploma.

4 - Os membros do conselho geral a que se refere a alínea f) do n.º 1 serão designados pelas associações de estudantes da Universidade de Évora, até 31 de Dezembro de cada ano, para um mandato anual.

5 - Os membros do conselho geral referidos nas alíneas d), e) e f) do n.º 1 manter-se-ão em funções após o termo dos respectivos mandatos até que sejam designados os novos membros que os irão substituir.

Art. 9.º Compete ao conselho geral: a) Aprovar as propostas dos planos anuais e plurianuais de actividades, a submeter à aprovação do CASES; b) Zelar pelo cumprimento dos planos aprovados, em ordem a garantir a execução da política de acção social do ensino superior; c) Aprovar os projectos de orçamento e as contas de gerência; d) Apreciar a concessão de empréstimos e a atribuição de bolsas de estudo, subsídios e outros benefícios pecuniários; e) Aprovar o projecto de relatório anual de actividades; f) Apreciar os projectos de regulamentos necessários ao funcionamento dos SSUE; g) Dar parecer sobre os assuntos que lhe sejam apresentados pelo presidente; h) Acompanhar o funcionamento e consultar a documentação dos serviços operativos e de apoio, podendo, para o efeito, delegar...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT