Decreto-Lei n.º 286/2009, de 08 de Outubro de 2009

Decreto-Lei n. 286/2009

de 8 de Outubro

O Decreto -Lei n. 241/2007, de 21 de Junho, que define o regime jurídico dos bombeiros portugueses, estabelece, no seu artigo 7., que «os bombeiros têm direito a assistência e patrocínio judiciário nos processos judiciais em que sejam demandados ou demandantes por factos ocorridos no âmbito do exercício de funçóes».

Mais estipula a citada disposiçáo legal que esse direito deverá ser regulado em diploma próprio.

É, pois, na prossecuçáo desse desiderato que o Governo regula, através do presente decreto -lei, o direito à assistência e patrocínio judiciário atribuído por lei aos bombeiros portugueses.

Este diploma vem permitir o alargamento do apoio judiciário aos bombeiros, independentemente da sua condiçáo financeira, desde que por factos ocorridos no exercício das suas funçóes, agilizando a atribuiçáo deste direito, náo obstante a possibilidade, que se mantém, de acesso ao regime geral do apoio judiciário.

Foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, o Conselho Superior do Ministério Público, a Procuradoria-Geral da República e a Ordem dos Advogados.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituiçáo, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.

Objecto

O presente decreto -lei regula a assistência e o patrocínio judiciário aos bombeiros, nos processos judiciais em que sejam demandados ou demandantes, por factos ocorridos no âmbito do exercício de funçóes, nos termos do artigo 7. do Decreto -Lei n. 241/2007, de 21 de Junho.

Artigo 2.

Finalidade

A assistência e o patrocínio judiciário aos bombeiros destinam -se a assegurar, aos bombeiros que integram o quadro de comando e o quadro activo, a defesa dos seus direitos no exercício das suas funçóes, independentemente de se encontrarem, ou náo, em situaçáo de insuficiência económica.

Artigo 3.

Âmbito de aplicaçáo

1 - A protecçáo jurídica regulada no presente decreto-lei abrange os bombeiros, tal como definidos nos termos

da alínea a) do artigo 2. do Decreto -Lei n. 241/2007, de 21 de Junho, que integrem o quadro de comando e o quadro activo, nos processos judiciais em que sejam demandados ou demandantes, por factos ocorridos no âmbito do exercício das suas funçóes.

2 - Enquadram -se no âmbito do exercício das funçóes dos bombeiros todos os factos que resultem da sua actividade operacional.

Artigo 4.

Procedimento

1 - O requerimento de concessáo de protecçáo jurídica é apresentado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT