Decreto-Lei n.º 196/2009, de 24 de Agosto de 2009
MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Decreto-Lei n.º 196/2009 de 24 de Agosto O presente decreto -lei transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/74/CE, da Comissão, de 18 de Julho, alterando o Regulamento Relativo às Medidas a To- mar contra a Emissão de Gases e Partículas Poluentes Pro- venientes dos Motores de Ignição por Compressão e contra a Emissão de Gases Poluentes Provenientes dos Motores de Ignição Comandada Alimentados a Gás Natural ou a Gás de Petróleo Liquefeito Utilizados em Veículos, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 346/2007, de 17 de Outubro.
Na sequência da alteração do âmbito de aplicação da Directiva n.º 2005/55/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de Setembro, introduzida pelo Regula- mento (CE) n.º 715/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Junho, relativo à homologação dos automóveis no que respeita às emissões dos ligeiros de passageiros e comerciais (Euro 5 e Euro 6) e ao acesso à informação relativa à reparação e manutenção de veículos, torna -se necessário alterar o Regulamento aprovado pelo Decreto -Lei n.º 346/2007, de 17 de Outubro, a fim de serem integrados os requisitos técnicos relevantes.
A alteração do âmbito de aplicação implica a introdução de novos requisitos nas disposições aplicáveis às emissões dos veículos pesados, incluindo procedimentos de ensaio para a homologação de motores para veículos pesados e de veículos equipados com motores a gasolina.
Assim, o presente decreto -lei procede à transposição para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/74/CE, da Comissão, de 18 de Julho, alterando o Regulamento Relativo às Medidas a Tomar contra a Emissão de Ga- ses e Partículas Poluentes Provenientes dos Motores de Ignição por Compressão e contra a Emissão de Gases Po- luentes Provenientes dos Motores de Ignição Comandada Alimentados a Gás Natural ou a Gás de Petróleo Lique- feito Utilizados em Veículos, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 346/2007, de 17 de Outubro.
Nesta operação, surge, também, como necessário intro- duzir os requisitos vigentes para a medição da opacidade dos fumos dos motores diesel, conforme disposto no Re- gulamento (CE) n.º 715/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Junho.
Pelo presente decreto -lei procede -se, ainda, à regula- mentação do n.º 3 do artigo 114.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, alte- rado pelo Decreto -Lei n.º 113/2008, de 1 de Julho.
Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Re- giões Autónomas.
Foi promovida a audição, a título facultativo, à Asso- ciação do Comércio Automóvel de Portugal, à Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Au- tomóvel e à Associação Nacional do Ramo Automóvel.
Assim: Nos termos da alínea
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do n.º 1 do artigo 198.º da Cons- tituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º Objecto O presente decreto -lei transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/74/CE, da Comissão, de 18 de Julho, alterando o Regulamento Relativo às Medidas a To- mar contra a Emissão de Gases e Partículas Poluentes Pro- venientes dos Motores de Ignição por Compressão e contra a Emissão de Gases Poluentes Provenientes dos Motores de Ignição Comandada Alimentados a Gás Natural ou a Gás de Petróleo Liquefeito Utilizados em Veículos, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 346/2007, de 17 de Outubro.
Artigo 2.º Alteração ao Regulamento aprovado pelo Decreto- -Lei n.º 346/2007, de 17 de Outubro Os artigos 1.º, 2.º e 25.º do Regulamento Relativo às Medidas a Tomar contra a Emissão de Gases e Partículas Poluentes Provenientes dos Motores de Ignição por Com- pressão e contra a Emissão de Gases Poluentes Prove- nientes dos Motores de Ignição Comandada Alimentados a Gás Natural ou a Gás de Petróleo Liquefeito Utilizados em Veículos, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 346/2007, de 17 de Outubro, passam a ter a seguinte redacção: «Artigo 1.º [...] 1 -- O presente Regulamento é aplicável:
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Ao controlo de gases poluentes e de partículas poluentes;
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Ao período de vida útil dos dispositivos de controlo de emissões;
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À conformidade em circulação de veículos/mo- tores e dos sistemas de diagnóstico a bordo (OBD) de todos os veículos a motor;
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Aos motores especificados na alínea qqq) do artigo seguinte, com excepção dos veículos das cate- gorias N 1 , N 2 e M 2 homologados nos termos do Regu- lamento (CE) n.º 715/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Junho. 2 -- A partir da entrada em vigor do presente Regula- mento e até às datas mencionadas no n.º 2 do artigo 10.º do Regulamento (CE) n.º 715/2007, do Parlamento Eu- ropeu e do Conselho, de 20 de Junho, no que se refere a novas homologações, e no n.º 3, no que se refere a extensões das homologações, podem continuar a ser concedidas homologações nos termos do presente Re- gulamento aos veículos das categorias N1, N2 e M2 com uma massa de referência inferior a 2610 kg.
Artigo 2.º [...] . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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do artigo 2.º do Regulamento da Homolo- gação CE de Modelo de Automóveis e Reboques, Seus Sistemas, Componentes e...
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