Decreto-Lei n.º 98-A/99, de 26 de Março de 1999

Decreto-Lei n.º 98-A/99 de 26 de Março Portugal participará oficialmente na Exposição Universal de Hannover do ano 2000, a EXPO 2000 Hannover, a qual ocorrerá entre 1 de Junho e 31 de Outubro nesta cidade alemã.

A participação portuguesa deverá, obviamente, assentar em altos padrões de qualidade, no respeito pelo tema da Exposição, 'Humanidade - Natureza Tecnologia', e sem prejuízo da garantia de grande racionalidade na utilização dos recursos humanos e materiais disponíveis, em função das actividades a prosseguir, e da integral transparência de gestão.

Trata-se de um projecto da maior exigência, pois concentra num curto período de tempo as tarefas de planeamento, de concepção e programação, de organização, incluindo a edificação da estrutura necessária, de execução, de desmantelamento e de liquidação.

A responsabilidade inerente a esta participação de Portugal num evento internacional da maior importância reclama a opção por um modelo institucional que, complementando as funções de coordenação global e de consulta do Comissariado de Portugal para a EXPO 2000 Hannover, um dos pólos desse modelo, assuma, num segundo pólo, a vertente executiva e operacional desta missão, numa estrutura eficiente e eficaz, capaz de dar satisfação às exigências de celeridade, sem descurar as indispensáveis racionalidade e transparência de gestão referidas. Nestes termos, importa erigir uma estrutura empresarial, sob a forma de sociedade anónima.

Este modelo institucional revela-se o mais adequado às características do projecto inerente à participação de Portugal na EXPO 2000 Hannover, sendo, para mais, nas suas grandes linhas, o modelo seguido em outros projectos de feição similar.

Apesar de, em primeira linha, visar a participação portuguesa na EXPO 2000, entende-se que a sociedade agora constituída poderá ainda vir a assegurar a concepção, preparação, organização e execução da participação oficial de Portugal noutras exposições de âmbito mundial ou universal. Inclui-se ainda no respectivo objecto social o desenvolvimento de outras iniciativas conexas e de apoio às que constituem o seu objecto principal, na área da promoção ou acompanhamento de eventos, manifestações ou realizações de índole cultural ou científica, a realizar, tanto em Portugal como no estrangeiro.

O presente diploma cria a sociedade anónima Portugal 2000, S. A., e aprova os respectivos estatutos.

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.º É constituída a sociedade anónima Portugal 2000, S. A., adiante designada por sociedade, a qual goza de personalidade jurídica desde a data da entrada em vigor do presente diploma.

Artigo 2.º 1 - A sociedade tem por objecto social a concepção, preparação, organização e execução da participação oficial de Portugal na Exposição Universal de Hannover do ano 2000, abreviadamente designada EXPO 2000 Hannover, subordinada ao tema 'Humanidade - Natureza Tecnologia', cuja supervisão cabe ao Ministro da Ciência e da Tecnologia 2 - A sociedade poderá ainda assegurar os trabalhos de concepção, preparação, organização e execução da participação oficial de Portugal noutras exposições de âmbito mundial ou universal, bem como o desenvolvimento de iniciativas conexas na área da promoção ou acompanhamento de eventos, manifestações ou realizações de índole cultural ou científica, tais como exposições, palestras, conferências, apresentações, a realizar, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Artigo 3.º 1 - O capital social da sociedade é de 3 milhões de contos, subscrito integralmente pelo Estado e por este realizado em 1 milhão de contos.

2 - As acções representativas do capital realizado pelo Estado serão detidas pela Direcção-Geral do Tesouro ou por outra sociedade de capitais exclusivamente públicos, podendo a sua gestão ser cometida a outra entidade, nos termos da lei e por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Ciência e da Tecnologia.

Artigo 4.º 1 - São aprovados os estatutos da sociedade, constantes do anexo ao presente diploma.

2...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT