Decreto Legislativo Regional n.º 50/2006/A, de 12 de Dezembro de 2006

Decreto Legislativo Regional n.o 50/2006/A

Bolsa de emprego público - Açores

Com a criaçáo da bolsa de emprego público da administraçáo pública regional da Regiáo Autónoma dos Açores, designada por BEP - Açores, pretendeu-se constituir uma base de informaçáo que tem por objectivo dinamizar os processos de divulgaçáo e publicitaçáo das oportunidades de recrutamento e de mobilidade geográfica, interdepartamental e profissional dos recursos humanos da administraçáo pública regional mediante a previsáo de mecanismos que, simplificando e organizando aqueles procedimentos, permitam contribuir para uma melhor e mais eficaz gestáo dos recursoshumanos com reflexos na qualidade dos serviços prestados ao cidadáo.

A alteraçáo introduzida no presente diploma ao funcionamento da BEP - Açores visa constituir um instrumento privilegiado de divulgaçáo das oportunidades de emprego na medida em que a divulgaçáo e publicitaçáo entre a oferta e a procura de emprego público na Regiáo Autónoma dos Açores passa a fazer-se naquela bolsa.

Esta medida traduz-se numa profunda alteraçáo no procedimento administrativo e enquadra-se no âmbito da sociedade de informaçáo na medida em que toda a informaçáo relativa ao emprego público na Regiáo passa a estar disponibilizada aos potenciais utilizadores através da Internet. E com vista à prossecuçáo daquele desiderato o Governo Regional facilitará o acesso à Internet.

Para além de esta importante medida se reflectir directamente nos cidadáos, facilitando a acessibilidade às ofertas de emprego público, irá permitir à administraçáo regional autónoma dos Açores reduzir de forma substancial os encargos inerentes ao processo.

Assim, a Assembleia Legislativa da Regiáo Autónoma dos Açores decreta, nos termos da alínea a) do n.o 1

do artigo 227.o da Constituiçáo da República Portuguesa e da alínea c) do n.o 1 do artigo 31.o do Estatuto Político-Administrativo da Regiáo Autónoma dos Açores, o seguinte:

Artigo 1.o Objecto

O presente diploma estabelece o regime jurídico da bolsa de emprego público da Regiáo Autónoma dos Açores, doravante designada por BEP - Açores.

Artigo 2.o Natureza

1 - A BEP - Açores é uma base de informaçáo que visa simplificar e agilizar a divulgaçáo dos processos de recrutamento, de mobilidade geográfica, entre quadros regionais de ilha, interdepartamental e profissional e de reafectaçáo dos recursos humanos da administraçáo pública regional.

2 - A publicitaçáo dos avisos de abertura dos concursos de pessoal assim como as demais publicitaçóes de ofertas de emprego público sáo obrigatoriamente efectuadas na BEP - Açores.

3 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, os serviços podem publicitar as ofertas de emprego, por extracto, em órgáo de imprensa regional quando o considerarem oportuno.

Artigo 3.o

Âmbito de aplicaçáo

1 - O presente diploma aplica-se aos serviços e organismos da Assembleia Legislativa e da administraçáo regional autónoma, da Regiáo Autónoma dos Açores, incluindo os institutos públicos regionais, nas modalidades de serviços personalizados, de estabelecimentos públicos e de fundos públicos.

2 - As autarquias locais da Regiáo Autónoma dos Açores podem utilizar a BEP - Açores mediante a celebraçáo de um protocolo com o membro do Governo Regional com competência na área da administraçáo pública.

Artigo 4.o

Entidade gestora

A gestáo da BEP - Açores compete ao departamento do Governo com competência na área da administraçáo pública.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT