Decreto Legislativo Regional n.º 17/2010/A, de 13 de Abril de 2010

Decreto Legislativo Regional n. 17/2010/A

Alteraçáo ao regime de criaçáo, autonomia e gestáo das unidades orgânicas do sistema educativo regional, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n. 12/2005/A, de 16 de Junho, na redacçáo que lhe foi dada pelo Decreto Legislativo Regional n. 35/2006/A, de 6 de Setembro.

Pelo Decreto Legislativo Regional n. 12/2005/A, de 16 de Junho, foi aprovado o regime de criaçáo, autonomia e gestáo das unidades orgânicas do sistema educativo regional que, atendendo à entrada em vigor do Decreto Legislativo Regional n. 121/2005, de 26 de Julho, que alterou o Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, foi objecto de algumas alteraçóes introduzidas pelo Decreto Legislativo Regional n. 35/2006/A, de 6 de Setembro.

Passados vários anos sobre a sua aplicaçáo, verifica -se agora a necessidade de se proceder a algumas alteraçóes que adeqúem determinadas normas às necessidades actuais das escolas da Regiáo e que resultam, sobretudo, da crescente estabilidade do corpo docente pertencente aos quadros e das alteraçóes que, entretanto, se operaram por força da entrada em vigor do Estatuto da Carreira Docente na Regiáo Autónoma dos Açores, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n. 21/2007/A, de 30 de Agosto, alterado e republicado pelos Decretos Legislativos Regionais n.os 4/2009/A e 11/2009/A, respectivamente, de 20 de Abril e 21 de Julho.

Foram ouvidas as associaçóes sindicais representativas do sector educativo.

Assim, a Assembleia Legislativa da Regiáo Autónoma dos Açores decreta, nos termos da alínea a) do n. 1 do artigo 227. da Constituiçáo da República e do n. 1 do artigo 37. e do artigo 62. do Estatuto Político -Administrativo da Regiáo Autónoma dos Açores, o seguinte:

Artigo 1.

Alteraçáo

Os artigos 3., 9., 12., 19., 30., 36., 59., 62., 64., 65., 70., 71., 73., 74., 75., 79., 85., 86., 88., 90., 91., 96., 106., 116., 125., 130., 131., 139. e 143. do regime de criaçáo, autonomia e gestáo das unidades orgânicas do sistema educativo regional aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n. 12/2005/A, de 16 de Junho, e alterado pelo Decreto Legislativo Regional n. 35/2006/A, de 6 de Setembro, passam a ter a seguinte redacçáo:

Artigo 3.

Conceitos

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) «Estabelecimento de educaçáo e de ensino» o edifício ou conjunto de edifícios funcionando integrados numa unidade orgânica do sistema educativo onde seja ministrada a educaçáo pré -escolar ou qualquer nível ou ciclo de ensino;

d) (Revogada.)

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

l) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

m) «Orçamento» o documento em que se prevêem, de forma discriminada, as receitas a obter e as despesas a realizar pela unidade orgânica;

1192 n) «Relatório anual de actividades» o documento que

relaciona as actividades efectivamente realizadas na unidade orgânica e identifica os recursos utilizados nessa realizaçáo;

o) «Conta de gerência» o documento que relaciona as receitas obtidas e despesas realizadas pela unidade orgânica;

p) «Relatório de auto -avaliaçáo» o documento que procede à identificaçáo do grau de concretizaçáo dos objectivos fixados no projecto educativo, à avaliaçáo das actividades realizadas pela unidade orgânica e à avaliaçáo da sua organizaçáo e gestáo, designadamente no que diz respeito aos resultados escolares e à prestaçáo do serviço educativo;

q) [Anterior alínea m).]

r) [Anterior alínea n).]

Artigo 9.

Princípios gerais dos agrupamentos de escolas

1 - A constituiçáo de agrupamentos de escolas considera, entre outros, critérios relativos à existência de projectos pedagógicos comuns, à construçáo de percursos escolares integrados, à articulaçáo curricular entre níveis e ciclos educativos, à proximidade geográfica e à reorganizaçáo da rede educativa dos ensinos básico e secundário e da educaçáo pré-escolar.

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 12.

Comissáo executiva instaladora

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) Nomear, nos termos da lei, o coordenador técnico, quando náo exista, de entre os assistentes técnicos a exercer funçóes na unidade orgânica.

Artigo 19.

Autonomia

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - A autonomia tem como principal objectivo a promoçáo do sucesso educativo dos alunos, a melhoria dos resultados escolares e a prevençáo do abandono escolar.

3 - (Anterior n. 2.)

Artigo 30.

Gestáo dos tempos escolares

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) (Revogada.)

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 36.

Gestáo do pessoal náo docente

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) Inventariar as necessidades quanto ao número e qualificaçáo do pessoal técnico superior, assistente técnico e operacional;

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

g) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

h) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

j) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 59.

Mandato

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - Caso náo haja apresentaçáo de listas de pessoal docente para a assembleia o mandato dos seus membros tem a duraçáo de um ano lectivo.

3 - (Anterior n. 2.)

4 - (Anterior n. 3.)

5 - (Anterior n. 4.)

Artigo 62.

Composiçáo

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - (Revogado.)

Artigo 64.

Presidente do conselho executivo

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

e) Proceder à avaliaçáo do desempenho do pessoal docente e náo docente.

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 65.

Assembleia eleitoral e recrutamento

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - Os candidatos a presidente do conselho executivo sáo obrigatoriamente docentes do quadro de nomeaçáo definitiva da unidade orgânica a que se candidatam, em exercício de funçóes na mesma, com pelo menos cinco anos de serviço e qualificaçáo para o exercício de funçóes de administraçáo e gestáo escolar, nos termos do número seguinte.

4 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5 - Os candidatos a vice -presidente sáo obrigatoriamente docentes do quadro de nomeaçáo definitiva da unidade orgânica a que se candidatam, em exercício de funçóes na mesma, com pelo menos três anos de serviço.

6 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Artigo 70.

Assessoria do conselho executivo

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - Nas unidades orgânicas em que funcione integrado um conservatório regional pode ser designado ainda um assessor para o ensino artístico.

Artigo 71.

Regime de exercício de funçóes

1 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 - . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 - Nas unidades orgânicas de média e de grande dimensáo os vice -presidentes do conselho executivo beneficiam igualmente de dispensa total da componente lectiva, sem prejuízo de, querendo, poderem assumir a leccionaçáo de...

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