Resolução do Conselho de Ministros n.º 7/2009, de 15 de Janeiro de 2009

Resoluçáo do Conselho de Ministros n. 7/2009

A COVILIS - Companhia do Vidro de Lisboa, L.da,

constituída em 1998, está integrada no Grupo Saint -Gobain, multinacional de origem francesa que é o primeiro produtor europeu e o terceiro produtor mundial no sector do vidro plano, é directamente detida pela Saint -Gobain Glass Portugal, Vidro Plano, S. A., e está vocacionada para a produçáo e distribuiçáo de todos os tipos de vidro destinados à construçáo e ao sector das energias renováveis.

Dentro de uma estratégia de inovaçáo e de antecipaçáo do desenvolvimento de mercados emergentes, a COVILIS iniciou em 2001 a transformaçáo de vidro plano para painéis solares e fotovoltaicos, destinando a sua produçáo, maioritariamente, à exportaçáo.

A COVILIS decidiu realizar, na sua unidade industrial de

Vila Franca de Xira, um projecto de investimento que consiste no aumento da sua capacidade de produçáo de vidro temperado para painéis térmicos e fotovoltaicos e na criaçáo de capacidade de produçáo de espelhos cilíndricos de alto rendimento (CSP - Concentrate Solar Power), destinados ao mercado termosolar.

Este investimento ascende a um montante total de cerca de 19,5 milhóes de euros, envolve a criaçáo de 20 postos de trabalho, bem como a manutençáo dos actuais 108, e permitirá atingir em 2017, ano do termo da vigência do contrato, um volume de vendas e de prestaçáo de serviços de cerca de 661,5 milhóes de euros e um valor acrescentado de aproximadamente 159,1 milhóes de euros, em valores acumulados desde o ano de 2008.

O projecto em causa destina -se à produçáo de bens e serviços transaccionáveis, envolve importantes efeitos de arrastamento em actividades a montante e a jusante, contribuindo para o desenvolvimento e dinamizaçáo da economia nacional.

Deste modo, considera -se que este projecto, pelo seu mérito, demonstra especial interesse para a economia nacional e reúne as condiçóes necessárias à admissáo ao regime contratual e à concessáo de incentivos fiscais previstos para grandes projectos de investimento.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT