Aviso n.º 4959/2019

Data de publicação21 Março 2019
SeçãoParte H - Autarquias locais
ÓrgãoMunicípio de Portalegre

Aviso n.º 4959/2019

Conclusão do procedimento de classificação do Seminário do Imaculado Coração de Maria ou Seminário Maior como monumento de interesse municipal (MIM)

Maria Adelaide de Aguiar Marques Teixeira, Presidente da Câmara Municipal do Concelho de Portalegre, torna público, nos termos do artigo 32.º do Decreto-Lei n.º 309/2009 de 23 de outubro, na sua atual redação, que a Câmara Municipal de Portalegre reunida em 27.01.2014, aprovou a decisão final de classificação do Seminário do Imaculado Coração de Maria ou Seminário Maior, como monumento de interesse municipal, ao abrigo do ponto 6 do artigo 15.º da Lei n.º 107/2001 de 8 de setembro, em conjugação com o ponto 1 do artigo 57.º do referido decreto-lei.

O edifício do Seminário localiza-se na cidade de Portalegre (união das freguesias da Sé e São Lourenço). Foi mandado construir por D. Agostinho Joaquim Lopes de Moura, Bispo de Portalegre. Em 8 de Dezembro de 1953 foi lançada a primeira pedra e em 8 de Dezembro de 1956 teve lugar a inauguração oficial do novo e Seminário Maior de Portalegre. O edifício também acolheu o Paço Episcopal e os serviços da Câmara Eclesiástica. Além da função de Seminário o edifício também começou a funcionar como Casa Diocesana, para realização de retiros e ações de formação pastoral para sacerdotes e leigos.

Ao nível do projeto de arquitetura, o mesmo é da autoria do arquiteto Vasco de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT