Aviso n.º 3554/2018

Data de publicação19 Março 2018
SeçãoSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 3554/2018

Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por despacho do Diretor-Geral do Ensino Superior de 8 de setembro de 2016, proferido, ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Comércio Internacional do Instituto Superior Politécnico do Oeste.

29 de janeiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

ANEXO

1 - Estabelecimento de ensino superior:

Instituto Superior Politécnico do Oeste.

2 - Curso técnico superior profissional:

T060 - Comércio Internacional.

3 - Número de registo:

R/Cr 62/2016.

4 - Área de educação e formação:

341 - Comércio.

5 - Perfil profissional:

5.1 - Descrição geral:

Gerir as operações de comércio internacional contribuindo para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa.

5.2 - Atividades principais:

a) Elaborar uma monitorização comercial internacional permanente (pesquisa documental);

b) Gerir dados e informações sobre mercados externos (pesquisa no terreno);

c) Elaborar instrumentos e relatórios para o processo de tomada de decisão;

d) Elaborar prospeções de mercado e ajustamento da oferta comercial da empresa;

e) Gerir as vendas em contexto internacional (exportação);

f) Coordenar o acompanhamento do cliente pós-venda;

g) Elaborar bases de dados de potenciais fornecedores;

h) Gerir as compras em contexto internacional (importação);

i) Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação;

j) Assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações internacionais;

k) Coordenar o controlo da qualidade e garantir a utilização de práticas legais e éticas;

l) Desenvolver processos de comunicação que integrem elementos multiculturais;

m) Gerir relações profissionais em contexto multicultural;

n) Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos.

6 - Referencial de competências:

6.1 - Conhecimentos:

a) Conhecimentos especializados do contexto económico e geopolítico;

b) Conhecimentos especializados do contexto regulamentar e jurídico do comércio internacional;

c) Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de negociação;

d) Conhecimentos especializados de ferramentas de apoio à...

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