Aviso n.º 3554/2018
Data de publicação | 19 Março 2018 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 3554/2018
Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por despacho do Diretor-Geral do Ensino Superior de 8 de setembro de 2016, proferido, ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Comércio Internacional do Instituto Superior Politécnico do Oeste.
29 de janeiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Estabelecimento de ensino superior:
Instituto Superior Politécnico do Oeste.
2 - Curso técnico superior profissional:
T060 - Comércio Internacional.
3 - Número de registo:
R/Cr 62/2016.
4 - Área de educação e formação:
341 - Comércio.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Gerir as operações de comércio internacional contribuindo para o desenvolvimento internacional sustentável da empresa.
5.2 - Atividades principais:
a) Elaborar uma monitorização comercial internacional permanente (pesquisa documental);
b) Gerir dados e informações sobre mercados externos (pesquisa no terreno);
c) Elaborar instrumentos e relatórios para o processo de tomada de decisão;
d) Elaborar prospeções de mercado e ajustamento da oferta comercial da empresa;
e) Gerir as vendas em contexto internacional (exportação);
f) Coordenar o acompanhamento do cliente pós-venda;
g) Elaborar bases de dados de potenciais fornecedores;
h) Gerir as compras em contexto internacional (importação);
i) Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação;
j) Assegurar o acompanhamento administrativo, processual e documental das operações internacionais;
k) Coordenar o controlo da qualidade e garantir a utilização de práticas legais e éticas;
l) Desenvolver processos de comunicação que integrem elementos multiculturais;
m) Gerir relações profissionais em contexto multicultural;
n) Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos especializados do contexto económico e geopolítico;
b) Conhecimentos especializados do contexto regulamentar e jurídico do comércio internacional;
c) Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de negociação;
d) Conhecimentos especializados de ferramentas de apoio à...
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