Aviso n.º 2672/2019

Data de publicação18 Fevereiro 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Serviços Académicos

Aviso n.º 2672/2019

Conforme o disposto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, sucessivamente alterado, que regula o regime jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior, a entrada em funcionamento de novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos carece de acreditação prévia e está sujeita a publicação.

Assim:

a) No seguimento da proposta da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, atento o parecer favorável e a aprovação do respetivo plano de estudos pelos Conselhos Científico, Pedagógico e Académico, foi aprovada a criação do curso de mestrado (2.º ciclo) em Ciências da Educação;

b) Na sequência do registo R/A-Cr 6/2018 e após a decisão de acreditação pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior;

c) Após aprovação do regulamento, pelos órgãos competentes para o efeito da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

procede-se, em anexo, à publicação do regulamento, estrutura curricular e plano de estudos referentes à criação do curso de mestrado (2.º ciclo) em Ciências da Educação.

06/02/2019. - O Reitor, António Augusto Fontainhas Fernandes.

Regulamento do curso de mestrado (2.º ciclo) em Ciências da Educação

Artigo 1.º

Âmbito

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por UTAD, confere o grau de mestre em Ciências da Educação.

Artigo 2.º

Enquadramento jurídico

O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, e pelas normas internas que disciplinam o regime de estudos conducente ao grau de mestre na UTAD.

Artigo 3.º

Objetivos

Objetivos gerais:

a) Aprofundar conhecimentos científicos e competências no domínio das Ciências da Educação com particular relevo para as áreas de especialização, com vista ao desenvolvimento científico ou à aplicação em contexto de trabalho;

b) Refletir criticamente sobre fenómenos de educação e formação para perspetivar formas de investigação e de ação sobre os mesmos;

c) Formar profissionais com capacidade investigativa e de intervenção educacional, particularmente em áreas específicas das Ciências da Educação.

Objetivos de aprendizagem:

a) Dominar conhecimentos e competências científicas e de educação para o desenvolvimento de projetos de investigação ou para a aplicação em contexto de trabalho;

b) Conceber, implementar e avaliar projetos de formação, de gestão e intervenção educacionais;

c) Utilizar recursos digitais em contexto de formação e de intervenção educativas;

d) Proporcionar solidez argumentativa às problematizações e decisões no âmbito da administração educacional;

e) Capacitar para a liderança de processos de inovação;

f) Sustentar a pratica pedagógica na reflexão crítica fundamentada teoricamente visando o desenvolvimento profissional;

g) Proporcionar conhecimentos acerca de teorias e técnicas de diagnóstico, conceção, planificação, organização, intervenção e avaliação de programas e projetos na área da educação de adultos.

Artigo 4.º

Organização

1 - O curso está estruturado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e legislação subsequente, e normas internas aplicáveis.

2 - A aquisição do grau de mestre pressupõe a obtenção, num período de quatro semestres letivos, de 120 ECTS, nos termos estabelecidos pela estrutura curricular e plano de estudos, incluindo a aprovação no ato público de defesa de dissertação.

3 - A realização, com sucesso, das unidades curriculares que integram a parte curricular do curso, e que a seguir se discriminam, no total de 60 ECTS, confere um curso de especialização:

a) Ciências da Educação área de especialização em Administração Educacional:

Metodologia de Investigação em Educação;

Avaliação Educacional;

Sociologia da Educação;

Educação, Democracia e Participação;

Ética e Deontologia Educacional;

Administração Educacional;

Políticas Educativas;

Gestão Estratégica de Recursos Humanos;

Contabilidade Orçamental na Educação;

Seminário de Investigação em Administração Educacional.

b) Ciências da Educação área de especialização em Animação Sociocultural:

Metodologia de Investigação em Educação;

Avaliação Educacional;

Sociologia da Educação;

Educação, Democracia e Participação;

Ética e Deontologia;

Teatro na Educação e na Animação Sociocultural;

Fundamentos de Animação Sociocultural e Espaços Educativos Não Formais;

Pedagogia Social e Comunitária;

Animação Socio Cultural e Educação Intergeracional;

Seminário de Investigação em Animação Sociocultural.

c) Ciências da Educação área de especialização em Educação de Adultos:

Metodologia de Investigação em Educação;

Avaliação Educacional;

Sociologia da Educação;

Educação, Democracia e Participação;

Ética e Deontologia;

Teorias Sociais...

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