Aviso n.º 2672/2019
Data de publicação | 18 Fevereiro 2019 |
Seção | Serie II |
Órgão | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Serviços Académicos |
Aviso n.º 2672/2019
Conforme o disposto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, sucessivamente alterado, que regula o regime jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior, a entrada em funcionamento de novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos carece de acreditação prévia e está sujeita a publicação.
Assim:
a) No seguimento da proposta da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, atento o parecer favorável e a aprovação do respetivo plano de estudos pelos Conselhos Científico, Pedagógico e Académico, foi aprovada a criação do curso de mestrado (2.º ciclo) em Ciências da Educação;
b) Na sequência do registo R/A-Cr 6/2018 e após a decisão de acreditação pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior;
c) Após aprovação do regulamento, pelos órgãos competentes para o efeito da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
procede-se, em anexo, à publicação do regulamento, estrutura curricular e plano de estudos referentes à criação do curso de mestrado (2.º ciclo) em Ciências da Educação.
06/02/2019. - O Reitor, António Augusto Fontainhas Fernandes.
Regulamento do curso de mestrado (2.º ciclo) em Ciências da Educação
Artigo 1.º
Âmbito
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por UTAD, confere o grau de mestre em Ciências da Educação.
Artigo 2.º
Enquadramento jurídico
O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, e pelas normas internas que disciplinam o regime de estudos conducente ao grau de mestre na UTAD.
Artigo 3.º
Objetivos
Objetivos gerais:
a) Aprofundar conhecimentos científicos e competências no domínio das Ciências da Educação com particular relevo para as áreas de especialização, com vista ao desenvolvimento científico ou à aplicação em contexto de trabalho;
b) Refletir criticamente sobre fenómenos de educação e formação para perspetivar formas de investigação e de ação sobre os mesmos;
c) Formar profissionais com capacidade investigativa e de intervenção educacional, particularmente em áreas específicas das Ciências da Educação.
Objetivos de aprendizagem:
a) Dominar conhecimentos e competências científicas e de educação para o desenvolvimento de projetos de investigação ou para a aplicação em contexto de trabalho;
b) Conceber, implementar e avaliar projetos de formação, de gestão e intervenção educacionais;
c) Utilizar recursos digitais em contexto de formação e de intervenção educativas;
d) Proporcionar solidez argumentativa às problematizações e decisões no âmbito da administração educacional;
e) Capacitar para a liderança de processos de inovação;
f) Sustentar a pratica pedagógica na reflexão crítica fundamentada teoricamente visando o desenvolvimento profissional;
g) Proporcionar conhecimentos acerca de teorias e técnicas de diagnóstico, conceção, planificação, organização, intervenção e avaliação de programas e projetos na área da educação de adultos.
Artigo 4.º
Organização
1 - O curso está estruturado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e legislação subsequente, e normas internas aplicáveis.
2 - A aquisição do grau de mestre pressupõe a obtenção, num período de quatro semestres letivos, de 120 ECTS, nos termos estabelecidos pela estrutura curricular e plano de estudos, incluindo a aprovação no ato público de defesa de dissertação.
3 - A realização, com sucesso, das unidades curriculares que integram a parte curricular do curso, e que a seguir se discriminam, no total de 60 ECTS, confere um curso de especialização:
a) Ciências da Educação área de especialização em Administração Educacional:
Metodologia de Investigação em Educação;
Avaliação Educacional;
Sociologia da Educação;
Educação, Democracia e Participação;
Ética e Deontologia Educacional;
Administração Educacional;
Políticas Educativas;
Gestão Estratégica de Recursos Humanos;
Contabilidade Orçamental na Educação;
Seminário de Investigação em Administração Educacional.
b) Ciências da Educação área de especialização em Animação Sociocultural:
Metodologia de Investigação em Educação;
Avaliação Educacional;
Sociologia da Educação;
Educação, Democracia e Participação;
Ética e Deontologia;
Teatro na Educação e na Animação Sociocultural;
Fundamentos de Animação Sociocultural e Espaços Educativos Não Formais;
Pedagogia Social e Comunitária;
Animação Socio Cultural e Educação Intergeracional;
Seminário de Investigação em Animação Sociocultural.
c) Ciências da Educação área de especialização em Educação de Adultos:
Metodologia de Investigação em Educação;
Avaliação Educacional;
Sociologia da Educação;
Educação, Democracia e Participação;
Ética e Deontologia;
Teorias Sociais...
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