Aviso n.º 2093/2018
Data de publicação | 15 Fevereiro 2018 |
Seção | Serie II |
Órgão | Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior |
Aviso n.º 2093/2018
Torna-se público, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por despacho de 22 de julho de 2015, do Diretor-Geral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Contabilidade e Gestão para PME da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
29 de janeiro de 2018. - A Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.
ANEXO
1 - Instituição de ensino superior
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Ciências Empresariais
2 - Curso técnico superior profissional
T245 - Contabilidade e Gestão para PME
3 - Número de registo
R/Cr 277/2015
4 - Área de educação e formação
344 - Contabilidade e Fiscalidade
5 - Perfil profissional
5.1 - Descrição geral
Planear, organizar e executar de forma autónoma, a contabilidade financeira e de gestão; assegurar os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações fiscais; recolher, selecionar e preparar a informação financeira e contabilística para posterior análise, elaborar os relatórios de gestão, no sentido de permitir à gestão e ou direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as instituições financeiras; participar no desenvolvimento de políticas gerais de gestão de uma PME.
5.2 - Atividades principais
a) Planear, organizar e executar de forma autónoma a contabilidade de gestão de uma PME;
b) Planear, organizar e executar de forma autónoma a contabilidade financeira de uma PME;
c) Elaborar e apresentar as principais peças necessárias para a análise financeira de uma PME;
d) Coadjuvar na gestão económica e financeira de uma PME;
e) Assegurar os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações fiscais;
f) Coordenar a preparação da documentação necessária para o cumprimento das obrigações de gestão legais, incluindo a documentação necessária para as auditorias contabilísticas e fiscais, de acordo com as orientações dos órgãos de gestão;
g) Assegurar a gestão administrativa dos recursos humanos;
h) Elaborar os orçamentos da empresa nas diversas vertentes: financeira, de investimentos, de compras, de produção, de venda;
i) Colaborar no desenvolvimento de políticas de gestão numa PME;
j) Elaborar um plano de negócios.
6 - Referencial de...
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