Aviso n.º 1802/2017

Data de publicação16 Fevereiro 2017
SectionSerie II
ÓrgãoCiência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior

Aviso n.º 1802/2017

Torna-se publico que, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, que, por meu despacho de 21 de julho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Marketing Agroalimentar da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

3 de fevereiro de 2017. - O Diretor-Geral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.

ANEXO

1 - Instituição de ensino superior

Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior Agrária

2 - Curso técnico superior profissional

T230 - Marketing Agroalimentar

3 - Número de registo

R/Cr 257/2015

4 - Área de educação e formação

342 - Marketing e Publicidade

5 - Perfil profissional

5.1 - Descrição geral

Gerir ações de valorização dos produtos agrícolas e agroalimentares promovendo o desenvolvimento sustentável das empresas e a sua inserção eficaz no mercado.

5.2 - Atividades principais

a) Elaborar estudos de mercado para produtos agrícolas e agroalimentares;

b) Gerir e coordenar as ações de marketing de empresas agrícolas e ou agroalimentares;

c) Gerir no terreno ações comerciais vantajosas com clientes e fornecedores;

d) Coordenar atividades de produção e de venda junto de produtores;

e) Gerir ações concretas de promoção em feiras e eventos, de caráter nacional ou internacional;

f) Implementar e gerir espaços de comunicação multimédia que favoreçam a venda de produtos agrícolas e agroalimentares;

g) Elaborar e apresentar relatórios periódicos que identifiquem as principais características da concorrência, em particular, as ameaças potenciais ou reais;

h) Coordenar os serviços de gestão que prestam apoio às estratégias de comercialização da empresa;

i) Elaborar prospeções de mercado visando a identificação de inovações que possam contribuir para a criação de novos produtos, ou o reconhecimento de novos canais de distribuição;

j) Coordenar estratégias que valorizem os produtos através da intensificação de sistemas de rastreabilidade e de segurança alimentar;

k) Gerir a implementação ou a coordenação de sistemas de distribuição pouco complexos.

6 - Referencial de competências

6.1 - Conhecimentos

a) Conhecimentos especializados de informática e de comunicação multimédia;

b) Conhecimentos abrangentes e especializados de ferramentas de...

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