Aviso n.º 17005/2019

Data de publicação24 Outubro 2019
SeçãoParte G - Empresas públicas
ÓrgãoCentro Hospitalar Universitário do Porto, E. P. E.

Aviso n.º 17005/2019

Sumário: Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria, áreas de Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas.

Por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto, E. P. E., de 18 de setembro de 2019, faz-se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, para admissão ao Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas - criado por despacho de Sua Excelência a Ministra da Saúde, de 11 de junho de 2019, e nos termos da Portaria n.º 227/2007, de 05 de março.

Fundamentação

As áreas da Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas colocam, desde há muitos anos, exigências de assistência, investigação e docência que, por si só, justificam a existência de profissionais diferenciados.

O número crescente de casos, os complexos problemas colocados no diagnóstico e na avaliação de crianças e adolescentes com baixa estatura, a utilização da hormona do crescimento e as suas novas indicações, o tratamento de doentes com sequelas endócrinas de doenças hemato-oncológicas, os problemas de ambiguidade genital, o diagnóstico e tratamento das alterações do desenvolvimento pubertário, as alterações tiroidea, as doenças do metabolismo e o seu diagnóstico, o tratamento e seguimento de crianças com diabete mellitus e a prevenção das suas complicações, são apenas algumas das muitas situações que justificam a necessidade de formar subespecialidades que possam dar resposta célere e adequada aos anseios dos colegas, dos doentes e dos familiares.

Aos factos citados, acrescem ainda grandes avanços no campo da biologia molecular e das técnicas de imagem aplicadas à endocrinologia Pediátrica, tornando as bases da doença endócrina, o diagnóstico e o seu potencial tratamento como situações a exigirem cada vez mais experiencia, atualização e educação médica permanentes.

Assim, é nossa convicção que a qualidade e especificidade dos cuidados exigidos pela criança e adolescente com patologia endócrino-metabólica justificam plenamente a autonomização e diferenciação nesta área, pelo que, com base nos pressupostos anteriores, propomos a realização do Ciclo de Estudos Especiais de Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas.

O programa tem como tem como objetivo a formação específica de médicos em Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas. No final do período de formação, o candidato deverá ser competente para o exercício da endocrinologia e Diabetologia na criança e no adolescente, em cuja prática clínica

1 - Designação: Ciclo de Estudos Especiais de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica

2 - Duração: O período de formação será de 24 meses.

3 - Regime e condições de trabalho: O regime de trabalho será de no mínimo 35 horas semanais, incluindo um período semanal de 12h no serviço de urgência de Pediatria, com participação e trabalho clínico, frequência de seminários especializados e realização de trabalho de investigação clínica e laboratorial.

4 - Local da sua realização: Serviço de Pediatria - Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP).

5 - Programa:

O Ciclo abrange todas as áreas de assistência pediátrica em Endocrinologia e Diabetologia, com destaque para a formação nas matérias a seguir indicadas:

Objetivos gerais:

1 - Transmitir informação sobre as principais doenças endocrinológicas que afetam a criança e o adolescente: doenças da hipófise anterior e posterior, hipopituitarismo, deficiência de hormona do crescimento, alterações do crescimento, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças do metabolismo do fósforo e do cálcio, doenças da glândula suprarrenal, ambiguidade genital, puberdade precoce, atraso pubertário, hipoglicemia.

2 - Transmitir informação sobre a diabete mellitus na criança e no adolescente.

3 - Transmitir informação sobre a organização e articulação dos cuidados diferenciados nesta área.

Conhecimentos

1 - Básicos

Aspetos genéticos das doenças endócrinas.

Embriologia do sistema endócrino, incluindo a dos órgãos de reprodução.

Fisiologia do sistema endócrino, incluindo a biologia molecular das hormonas e suas ações.

Patofisiologia do crescimento, incluindo os princípios e prática da avaliação antropométrica.

Patofisiologia das doenças de trato genital.

Imunologia básica com especial ênfase para a autoimunidade.

2 - Endocrinologia

Principais doenças do sistema endócrino, nomeadamente: sistema neuroendócrino (hipotálamo e hipófise), sistema endócrino do crescimento e maturação; controlo hormonal da pressão arterial e doenças do equilíbrio hidroeletrolítico; glândulas tireóide e paratireóide; glândulas suprarrenais; funcionamento endócrino das gónodas.

Conhecimento detalhado da sua avaliação clínico-laboratorial.

Princípios do aconselhamento genético de doenças do sistema endócrino, nomeadamente na hiperplasia suprarrenal e nas doenças da diferenciação sexual.

Noções das possíveis implicações das doenças endocrinológicas da criança na vida do indivíduo adulto.

3 - Diabetes mellitus

Fisiologia da secreção e ação da insulina; patofisiologia da sua deficiência absoluta e relativa.

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT