Aviso n.º 17004/2019

Data de publicação24 Outubro 2019
SectionParte G - Empresas públicas
ÓrgãoCentro Hospitalar Universitário do Porto, E. P. E.

Aviso n.º 17004/2019

Sumário: Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Infeciologia Pediátrica e Imunodeficiência.

Por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE, de 18 de setembro de 2019, faz -se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, para admissão ao Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Infeciologia Pediátrica e Imunodeficiências - criado por despacho de Sua Excelência a Ministra da Saúde, de 11 de junho de 2019, e nos termos da Portaria n.º 227/2007, de 05 de março.

Fundamentação

A infeciologia pediátrica, transversal a toda a Pediatria e constituindo uma das principais causas de recurso a cuidados médicos em idade pediátrica, evoluiu e complexificou-se nomeadamente pelos progressos rápidos da vacinologia e das possibilidades de prevenção de doenças através da vacinação, pela emergência de novas doenças infeciosas e ressurgimento de velhas doenças. As infeções pediátricas diferem das do adulto, com especificidades na etiologia, patogénese, clínica, diagnóstico, terapêutica, prevenção e prognostico. O uso racional de antibióticos e a emergência crescente de estirpes multirresistentes implicam a necessidade de um conhecimento mais aprofundado nesta área. A importância do controlo de infeção reveste-se de particularidades na área pediátrica que é fundamental conhecer e aplicar. A mobilidade crescente das populações e os fluxos migratórios facilitam uma globalização da infeção, gerando a necessidade de especialistas com formação específica neste campo.

A infeção pelo vírus da imunodeficiência humana emergiu há cerca de 35 anos, com desenvolvimentos extraordinários que permitiram, também na criança, passar de uma doença invariavelmente fatal para uma doença crónica. O seu tratamento é complexo, tem estado em permanente evolução, exigindo atualização científica regular. O sucesso da terapêutica depende da adesão, sendo particularmente complexo trabalhar esta questão em idade pediátrica. Atualmente é crescente o número de doentes infetados por transmissão mãe-filho que atinge a idade adulta, colocando novos desafios relacionados com a transição de cuidados.

O desenvolvimento científico e tecnológico permitiu o reconhecimento de um grande número de imunodeficiências primárias: o número de doenças identificadas elevou-se de poucas dezenas nos anos 90 para mais de 300 na atualidade. A identificação de doenças tratáveis assume a maior relevância devido à necessidade de se dar início urgente a uma terapêutica adequada que pode determinar a sobrevivência da criança e a sua qualidade de vida. O seu diagnóstico exige conhecimentos aprofundados na área da Imunologia, requerendo uma formação específica. A caracterização genética é obrigatória para o seu diagnóstico e tem evoluído rapidamente.

O número crescente de crianças e adolescentes submetidos a terapêuticas imunossupressoras, com os consequentes riscos infeciosos obriga a um conhecimento profundo que permita o reconhecimento precoce de infeções neste contexto.

A Infeciologia Pediátrica é reconhecida internacionalmente como uma das subespecialidades em cuidados terciários de Pediatria, tal como está definido pela Paediatric Section of the European Union of Medical Specialists, com um programa de formação específico, envolvendo as áreas da Infeciologia e da Imunologia, justificando a realização deste Ciclo de Estudos Especiais em Infeciologia Pediátrica e Imunodeficiências.

O programa tem como objetivo promover a formação adequada e experiência em patologia infeciosa pediátrica e imunodeficiências primárias, abrangendo matérias teórico-práticas e treino das técnicas indispensáveis aos propósitos de formação.

O programa abrange todas as áreas de assistência na área de Infeciologia Pediátrica: infeciologia geral, infeção VIH, imunodeficiências primárias e medicina do viajante. Inclui ainda estágio em consulta de Infeciologia e de Infeção VIH/SIDA no Serviço de Infeciologia (adultos).

As áreas de atividade incluem a atividade assistencial - enfermaria, hospital de dia e consulta (Infeciologia Geral, VIH, Imunodeficiências Primárias, Doenças Auto-inflamatórias e Viajante) e Laboratorial.

1 - Designação: Ciclo de Estudos Especiais de Infeciologia Pediátrica e Imunodeficiências

2 - Duração: O período de formação será de 24 meses.

3 - Regime e condições de trabalho: O regime de trabalho será de no mínimo 35 horas semanais, incluindo um período semanal de 12h no serviço de urgência de Pediatria, com participação e trabalho clínico, frequência de seminários especializados e realização de trabalho de investigação clínica e laboratorial.

4 - Local da sua realização: Serviço de Pediatria - Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto.

5 - Programa:

1 - Infeciologia geral

1.1 - Epidemiologia e história natural das infeções na criança.

1.2 - Interação hospedeiro/agente infeciosos e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT